Erro de escrita em vários HD’s com o mesmo Netbook
História
Olá pessoal! Irei explicar minha situação:
Possuo um netbook antigo, possui em torno de 10 anos, é o “típico” netbook, pouca RAM, processador fraco, o de sempre.
Há uns meses estou tentando revive-lo, neste processo inicialmente testei dois HD’s, ambos estavam ou com erro de escrita ou simplesmente não davam boot após instalação do sistema.
Então mais recentemente (este ano) consegui um HD para testar nele, e felizmente funcionou! Tudo deu certo e tal… Deixei ele de lado um pouco e então ontem resolvi pegá-lo pra dar uma olhada e ver o que posso fazer nele (apenas por curiosidade).
Então eu fui tentar formatar (novamente) apenas por querer, e consegui! Instalei o Zorin OS nele, mas após um tempo estava com uns bugs no Boot e então deixei de lado e fui tentar instalar outra distro… É aí que o problema começa, o Xubuntu na sua instalação apresentava erro de escrita neste HD (também), algo que não tinha ocorrido até então, pois eu peguei o HD e testei no meu notebook principal com um adaptador para HD’s, e consegui realizar a formatação para Ext4 e salvar arquivos nele corretamente, então pensei ser algo relacionado ao Xubuntu, por isso tentei instalar o Debian com o ambiente LXQT, mas no Debian apresenta erro dizendo que “não foi capaz de formatar a X partição com Ext4”.
Após isso estou chegando a conclusão de que o netbook está com problemas para escrever dados, algo que eu nunca tinha visto antes.
Alguém sabe se é possível isso ser erro no próprio netbook?
Detalhes e Observações
- Modelo: Philco PHN 10A-P123WS
- O Live USB funciona perfeitamente
- A compartimento do HD antes possuía uma espécie de “case” que de certa maneira o deixava mais estável, mas da maneira que está agora não está “caindo” ou qualquer coisa do tipo