Erro de escrita em vários HD's no mesmo Netbook

Erro de escrita em vários HD’s com o mesmo Netbook

História

Olá pessoal! Irei explicar minha situação:
Possuo um netbook antigo, possui em torno de 10 anos, é o “típico” netbook, pouca RAM, processador fraco, o de sempre.
Há uns meses estou tentando revive-lo, neste processo inicialmente testei dois HD’s, ambos estavam ou com erro de escrita ou simplesmente não davam boot após instalação do sistema.
Então mais recentemente (este ano) consegui um HD para testar nele, e felizmente funcionou! Tudo deu certo e tal… Deixei ele de lado um pouco e então ontem resolvi pegá-lo pra dar uma olhada e ver o que posso fazer nele (apenas por curiosidade).
Então eu fui tentar formatar (novamente) apenas por querer, e consegui! Instalei o Zorin OS nele, mas após um tempo estava com uns bugs no Boot e então deixei de lado e fui tentar instalar outra distro… É aí que o problema começa, o Xubuntu na sua instalação apresentava erro de escrita neste HD (também), algo que não tinha ocorrido até então, pois eu peguei o HD e testei no meu notebook principal com um adaptador para HD’s, e consegui realizar a formatação para Ext4 e salvar arquivos nele corretamente, então pensei ser algo relacionado ao Xubuntu, por isso tentei instalar o Debian com o ambiente LXQT, mas no Debian apresenta erro dizendo que “não foi capaz de formatar a X partição com Ext4”.
Após isso estou chegando a conclusão de que o netbook está com problemas para escrever dados, algo que eu nunca tinha visto antes.
Alguém sabe se é possível isso ser erro no próprio netbook?

Detalhes e Observações

  • Modelo: Philco PHN 10A-P123WS
  • O Live USB funciona perfeitamente
  • A compartimento do HD antes possuía uma espécie de “case” que de certa maneira o deixava mais estável, mas da maneira que está agora não está “caindo” ou qualquer coisa do tipo

Vou começar pela sua observação final, vendo o relato que está acontecendo com algumas distros, poderia afirmar que pode ser causado pelo seu HD não está totalmente seguro, nesse caso, movimentando o suficiente para gerar pequenas desconexões, o que pode acabar danificando permanentemente. Tente arrumar um calço, de modo que consiga deixar com 100% de certeza que ele não se movimentará (evite colocar papel dobrado ou algo que possa ser incendiado facilmente, por motivos óbvios). Essas cases são muitos fáceis de encontrar e não são caras, não vale a pena arriscar quebrar o conector sata do seu netbook.

Para desencargo, você pode verificar se o HD não está muito danificado, pelo gnome-disk você consegue testar e consultar a “saúde”.

Eu tenho um HD que ainda aceita ficar trocando dados, mas sei que não vai demorar muito, alem de não conseguir instalar sistema nele, provavelmente pela quantidade de erros (1741 :sweat_smile:):

2 Curtidas

Bom, eu encontrei um case perdido aqui e vou fazer testes, espero não ser tarde demais pro meu querido conector SATA. kk
Dou um retorno o quanto antes

Resultados:

  • Aparentemente ocorre um erro na hora de criar a partição Ext4 no HD

Medidas

  • Estou formatando o HD pelo meu notebook principal, notei que não aparece o status de saúde do HD aqui no meu Notebook, deve ser porque conecto como um “dispositivo removível”.
  • Estou formatando “apagando totalmente” o HD (esqueci o termo técnico para isso), irá demorar (2h aparentemente).