Erro: Busybox v1.30.1 ubuntu built-in shell (ash)

Olá, sou novo no mundo Linux, apesar de já ter usado Ubuntu 16.04 há alguns anos. Bom, a pouco tempo comprei um Notebook Vaio (que já estou arrependido, porque tinha um Asus com o mesmo valor, a diferença era apenas que o Vaio vinha com um I3 8a geração e o Asus com um I3 6a geração) e ele veio com o Debian instalado. Comecei a usar ele com o Debian mas percebi que estava travando e também não gostei muito, daí resolvi instalar o Ubuntu 20.04. Depois da instalação do Ubuntu algumas funcionalidades pararam, como o Touchpad (não move mais a setinha do mouse) e a webcam integrada só funciona no Firefox.

Até aí tudo bem, pois nenhum desses problemas era realmente sérios. Porém, hoje surgiu um novo problema. Estava usando o LibreOffice quando de repente não consegui mais salvar as alterações do documento. Fechei o documento e quando fui reabrir, percebi que as pastas e arquivos estavam com um cadeado, como não sabia do que se tratava resolvi reiniciar o computador, assim o fiz. Quando retornou, apareceu uma tela preta com o seguinte erro: Busybox v1.30.1 ubuntu built-in shell (ash).

Procurei no google alguma forma de solucionar o problema e encontrei um tutorial em um site (techstart.xyz/linux/linux-nao-inicia-como-corrigir-o-erro-initramfs/), de como poderia resolver o problema. Segui as instruções e aparentemente o problema teria sido resolvido. Após algumas horas de uso, resolvi reiniciar a maquina novamente para ver se o problema aparecia novamente ou se realmente teria solucionado. E, apareceu novamente, refiz o procedimento sugerido no tutorial e estou usando normalmente no momento. Mas estou preocupado e gostaria de entender se pode ser um problema relacionado ao meu Hardware ou se é apenas no Software. Caso saibam quais os possíveis problemas e as possíveis soluções, agradeço muito se puderem compartilhar. Desde já, Grato!

-------- Procedimento que fiz----------

Essa era a mensagem que aparecia na tela:

BusyBox v1.30.1 built-in shell (ash)
Enter ‘help’ for a list of built-in commands.

(initramfs):

Em primeiro lugar executei o comando exit , pois ele fecha o console shell e exibi a exata partição que está com problema.

No meu caso era a /dev/sda2

feito isso, executei o comando fsck para corrigir qualquer erro que estivesse impedindo o Linux iniciar.

Então executei o seguinte comendo:

(initramfs): fsck /dev/sda2 -y

O passo seguinte era reiniciar o pc com o comando reboot, mas não consegui através do comando e tive que reiniciar pelo botão de ligar e desligar do notebook.

Executa novamente o comando (initramfs): fsck /dev/sda2 -y

Faça seus backups e troque o HD com urgência, provavelmente é badblock. Eu fiquei insistindo até o HD parar de funcionar.

1 Curtida

Poxa, o pc ainda é novo, inclusive está na garantia, vou ver se consigo acionar a garantia. Não sei se será possível por conta da troca do sistema operacional, mas ainda assim irei tentar. Grato!

A menos que vc seja muito azarado e o problema seja do Ubuntu (fiz uma instalação do Xubuntu 20.04 quando ainda estava no Beta e venho atualizando desde então), esse tipo de problema não deveria ocorrer.

Uma segunda opção seria fazer o backup geral e reinstalar a distro para ver se acontece de novo.

1 Curtida

Segundo a maioria das fabricantes, a garantia está intacta (não sei se alguém foi na Justiça pra definir um “precedente”, no entanto). Como a Vaio vende computadores com Linux pré-instalado, acho que eles têm uma política parecida.

1 Curtida

Comprei um da Philco (pra nunca mais repetir) e quando precisei do suporte, me disseram que o Linux tinha que estar instalado. Mas não disseram qual distro. No caso, mandei com o Debian.

1 Curtida

Gratidão!

Vou verificar essa questão. Até o presente momento o problema não apareceu mais, mas caso aconteça novamente, vou acionar a garantia.

1 Curtida