Erro ao tentar programar em C

Boa noite galera, depois de um tempo longe do C, resolvi que quero voltar a estudar, porém venho enfrentado um problema ao tentar rodar o código no Linux. O erro é o seguinte:

Dei uma procurada pela a internet mas não consegui achar uma solução.

Não sou programador, então talvez minha resposta seja muito estúpida.

Parece ser um pacote faltando. Minha sugestão é você instalar algo como o Code::Blocks ou o CodeLite para que um desses instale uma série de dependências que permita que o sistema seja capaz de compilar códigos em C/C++.

/\ Almost right

O que tá acontecendo é que o compilador sendo usado não tá conseguindo achar os headers da lib de C instalada, então tem duas possibilidades:

1 - Não tem uma lib instalada, oq eu é improvavel, todas os SOs possuem uma implementação da lib de C
2 - Por algum motivo bizarro o path padrão (ou o path configurado pro compilador) que devia indicar /usr/include/ pro header, tá desconfigurado, e por isso o compilador tá procurando o arquivo no lugar errado e não tá conseguindo achar, jogando um erro

Pra resolver vc pode ou dar o path manualmente pro teu compilador, com o GCC vc faria com gcc -I /usr/include/ main.c, ou setar o C_INCLUDE_PATH pra apontar pro caminho certo.
Se tudo falhar tu pode tentar reinstalar a glibc ¯_(ツ)_/¯

1 curtida

qual é essa IDE? talvez o path das bibliotecas necessitam ser configurados.

Linux é muito genérico, qual distro? Se for Ubuntu por exemplo você precisa do buildessentials

1 curtida

Muito obrigado, era isso que faltava para rodar.