Erro ao tentar o boot - "nvme nvme0: failed to set APST feature (2)"

Bom dia! Já fiz algumas instalações antes e consegui de boa fazer o dual boot. Mas agora o ssd que eu tinha morreu e precisei comprar outro então peguei um NVME. Fui restaurar meu sistema com dual boot porém não consigo fazer o sistema iniciar pelo pendrive com o ubuntu 22.04.3 LTS. Sempre que escolho o “try or install ubuntu”, dá o erro que consta no título.

Já pesquisei e fucei no BIOS algumas opções relacionadas ao APST mas não achei nada… fiz algumas modificações que o PC não iniciou (nem no windows) então tive que fazer um Clear CMOS pra voltar. Tentei outras versões da mesma distro também mas o erro ainda persiste.

Tenho o conhecimento do sistema como usuário somente e nas pesquisas que fiz não consegui e/ou não tenho conhecimento suficiente pra resolver esses “troubleshooting” da vida… se alguém puder me ajudar detalhadamente, agradeço.

Edit: achei um outro site onde ele instrui para incluir umas linhas de comando no boot options (acpi=off e nvme_loads=YES). Fiz isso apertando o “e” na tela de boot e inserindo as linhas ao final dos comandos que lá se encontravam porém sem sucesso…

Poderia fornecer o modelo da placa mãe e do ssd?

1 curtida

Talvez isso não resolva seu problema, mas é algo que uso.

Eu instalo windows em um ssd.
Removo o SSD com windows, então instalo o Linux em outro SSD.

Deixo os dois no computador, e uso o “F8” que no meu computador é o gerenciador de boot, para trocar para o SSD que desejo.

Na BIOS deixo o SSD com windows como padrão, assim só quando eu quero o Linux precisa me atentar para pressionar f8 no boot

Achei mais prático assim que posso usar qualquer sistema sem precisar configurar nada

1 curtida

Boa tarde. Obrigado pela resposta! Utilizei um programa e extraí esses dados:

Placa mãe - MSI Pro Z690-A DDR4;
Armazenamento principal é um M2 XPG Spectrix S20G e o SSD que iria colocar o Linux é uma Samsung EVO 840.

Na realizar tem outras linhas de erro que não sei se farão diferença ou não para a resolução do problema. Vou colocá-las abaixo:

[ 0.357292] pcieport 0000:00:1c.0: pcihp: Cannot get irq -1 for the hotplug

[ 0.357296] pcieport 0000:00:1c.0: pcihp: Notification initialization failed

[ 1.084542] nvme nvme0: failed to set APST feature (2)

Essas são as mensagens de erro completo que o sistema apresenta.

Obrigado pela resposta. É uma solução mas acho inviável pois além de dar trabalho braçal mesmo, é um paliativo.

Vi aqui que tem a versão 23.10. Vou tentar com essa pra ver se muda algo.

Vi algumas pessoas falando que usando o parâmetro do kernel nvme_core.default_ps_max_latency_us=1000 funciona pra elas. O ideal é conseguir investigar a latência máxima para economia de energia com o comando nvme id-ctrl /dev/nvme0 e nvme id-ctrl /dev/nvme1 (segundo instruções em inglês da wiki do archlinux: Solid state drive/NVMe - ArchWiki

Eu imagino que o módulo para controlar a economia de energia está tendo problemas para operar os dois dispositivos ao mesmo tempo.

1 curtida

Mas eu faria isso na tela de boot, usando o comando “e” para alterar os parâmetros do boot?

Edit: Misteriosamente tentei com a ISO 23.10, deu o erro mas o sistema continuou a instalação.

Agora o problema é outro… não aparece o menu de dual boot. Tem alguma forma de resolver isso?

Sinceramente não entendo… já fiz esse procedimento algumas vezes e o processo ao invés de ser simplificado, fica complicado…

Edit2: Depois de instalado, pesquisei como reparar o grub para apresentar corretamente os sistemas, ao iniciar.

Pelo terminal, com o comando lsblk, extraí as informações das unidades… porém a partir daí fiquei com receio de ferrar tudo na montagem/reparo do grub pois não entendi perfeitamente.

A unidade na qual está instalado o linux 23.10 é a nvme0n1… Poderiam me informar corretamente os comandos para que eu faça o reparo? Não posso arriscar ferrar tudo e ter que refazer o windows.

Screenshot from 2023-10-12 22-57-31

Boa tarde!

Bom, voltando pra dizer que resolvi o problema do meu jeito muito embora não tenha sido da forma que eu gostaria.

1° Não tenho o conhecimento para explicar o motivo mas simplesmente não consegui instalar/reparar o grub na partição UEFI adequada para fazer o dual boot. Segui diversos tutoriais e por alguma razão, o dual boot não funcionou no NVME.

2° Possuo 2 NVME e 2 SSD no meu PC… e decidi tentar a instalação em um destes dois SSDs. Criei as partições, (/, home, etc) fiz as montagens e simplesmente funcionou na primeira tentativa. O que me leva a crer que eu estava fazendo o procedimento correto no NVME porém sem sucesso.

Gostaria de agradecer o espaço e o apoio! :wink:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.