Erro ao tentar o boot - "nvme nvme0: failed to set APST feature (2)"

Bom dia! Já fiz algumas instalações antes e consegui de boa fazer o dual boot. Mas agora o ssd que eu tinha morreu e precisei comprar outro então peguei um NVME. Fui restaurar meu sistema com dual boot porém não consigo fazer o sistema iniciar pelo pendrive com o ubuntu 22.04.3 LTS. Sempre que escolho o “try or install ubuntu”, dá o erro que consta no título.

Já pesquisei e fucei no BIOS algumas opções relacionadas ao APST mas não achei nada… fiz algumas modificações que o PC não iniciou (nem no windows) então tive que fazer um Clear CMOS pra voltar. Tentei outras versões da mesma distro também mas o erro ainda persiste.

Tenho o conhecimento do sistema como usuário somente e nas pesquisas que fiz não consegui e/ou não tenho conhecimento suficiente pra resolver esses “troubleshooting” da vida… se alguém puder me ajudar detalhadamente, agradeço.

Edit: achei um outro site onde ele instrui para incluir umas linhas de comando no boot options (acpi=off e nvme_loads=YES). Fiz isso apertando o “e” na tela de boot e inserindo as linhas ao final dos comandos que lá se encontravam porém sem sucesso…

Poderia fornecer o modelo da placa mãe e do ssd?

1 curtida

Talvez isso não resolva seu problema, mas é algo que uso.

Eu instalo windows em um ssd.
Removo o SSD com windows, então instalo o Linux em outro SSD.

Deixo os dois no computador, e uso o “F8” que no meu computador é o gerenciador de boot, para trocar para o SSD que desejo.

Na BIOS deixo o SSD com windows como padrão, assim só quando eu quero o Linux precisa me atentar para pressionar f8 no boot

Achei mais prático assim que posso usar qualquer sistema sem precisar configurar nada

1 curtida

Boa tarde. Obrigado pela resposta! Utilizei um programa e extraí esses dados:

Placa mãe - MSI Pro Z690-A DDR4;
Armazenamento principal é um M2 XPG Spectrix S20G e o SSD que iria colocar o Linux é uma Samsung EVO 840.