Erro ao tentar instalar Ubuntu: “usb x-x: can’t set config #1, error -110”

Olá, tudo bom galera do DioLinux Plus? Eu estou tendo muitos problemas para instalar qualquer versão do Ubuntu 16.04 e superiores no meu computador. Eu crio o pendrive bootavel direitinho pelo Windows (já usei YUMI, Etcher, Rufus etc… nenhum funciona) e inicio o instalador, alguns segundos depois aparece essa seguinte mensagem de erro: “usb x-x: can’t set config #1, error -110” e aparece a splash screen do instalador carregando, segundos depois aparece essa mensagem: " (initramfs) unable to find a live medium containing a live file system".

Meu hardware:

CPU: Core i5 9400f
Placa mãe: Gigabyte Z390M GAMING
Memória: 32 GB 3200 MHz
GPU: 1050 ti
ARMAZENAMENTO: SSD NVME SAMSUNG 970 EVO
Pen drive: Sandisk 8GB

Olha, eu pesquisei muito em forums gringos, já tentei tudo mesmo e nada ajuda, sempre cai no mesmo erro :frowning:

Segue uma foto com o erro:

Att. Luãn

1 Curtida

Já tentou usar outro pendrive? Pra ter certeza se esse daí não está com algum problema :thinking: :slight_smile:

Olá @luanpereiradev tudo beleza?

Eu tive problemas similares com uma placa mãe Gigabyte e no meu caso o que resolveu foi ativar a função “IOMMU” na bios. Pesquisa por IOMMU aqui no fórum e no Google que vai encontrar bastante informação que pode te ajudar a entender o problema.

:vulcan_salute:

@eddiecsilva Então, na minha BIOS não tem essa opção. Já procurei em todos os sub-menus e nada. Já testei com outro Pen drive e nada também. Eu acho que essa nova versão do kernel linux 4.x/5.x tem alguma incompatibilidade com a controladora USB dessa placa mãe que é bem recente :frowning:

1 Curtida

Já tentei isso e acho que é alguma bug de compatibilidade com a controladora USB do chipset Z390 da Intel, bizarro

1 Curtida

Teu pc não tem leitor de CD/DVD, né? :thinking:

Já tentou na hora de criar o pendrive pelo Rufus escolher o tipo de partição como GPT ?

Nop, tô pensando em fazer essa gambiarra com o leitor do meu antigo PC (meu gabinete atual nem suporta leitor). E olha eu uso Linux e seus derivados desde 2015 em servidores dedicados, só agora que esse problema bem estranho aparece nesse modelo de placa mãe da Gigabyte. Sempre usei ASUS e sempre foi de primeira, agora de Gigabyte tá sendo essa dor de cabeça :confused:

1 Curtida

Sim. Testei nos modos UEFI e Legacy / MBR e GPT e nada (???)

Não sei se isso é bug do kernel ou da BIOS da Gigabyte :confused:

1 Curtida

Secure boot e Fast boot desativados? (Acho que não é isso que está causando esse erro, mas não custa tentar) :thinking: :slight_smile:

Sim. eu desativei e persistiu com mesmo sintoma, ontem fiquei horas e horas no Google e no ubuntuforums.org tentando todo tipo de combinação de configuração e sempre persistiu no mesmo problema.

Até cheguei memorizar o nome do erro ‘can’t set config #1, error -110’ kkkk

1 Curtida

Às vezes aparecem esses hardwares sinistros que não rodam nem por reza… meu checklist seria:

• a BIOS está atualizada?
  • testaria alternando os módulos de memória (começaria com apenas 8GB no máximo).
  • desativaria qualquer otimização específica do processador (speedboost, speedstep, etc.)
  • ficaria atento às versões do kernel, teoricamente os processadores coffee lake são estáveis desde a versão 4.15.
  • a distro que você está tentando instalar não é 32bits, é?
  • teste com uma distro atual como o Pop!OS ou Ubuntu 19.10

Eu partilho da sua dor, meu micro anterior a este era um sofrimento diário por causa da placa-mãe horrível da Gigabyte, nunca mais compro placa-mãe dessa fabricante.

:vulcan_salute:

• Bios atualizada (versão F8).
  • Já tentei com 1 módulo de 8 GB e sem o perfil XMP (overclock de fábrica)
  • Turbo Boost não tentei desativar, mas eu acho que isso iria interferir
  • Versão 64 bits
  • Tentei 16.04 LTS, 18.04 LTS, 19.04 e 19.10 (tudo fail)

Só comprei essa placa mãe por causa preço, sério, Gigabyte é PÉSSIMA com software.

1 Curtida

E aí @luanpereiradev algum avanço na solução do seu problema?