Boa noite, pessoal!
Após atualizar meu Manjaro KDE Plasma me deparei com esse problema ao abrir o KAddressBook (imagem abaixo), e ao clicar em “Detalhes” nada acontece. Antes da atualização tudo estava funcionando perfeitamente. Já tentei reinstalar o Akonadi mas de nada adiantou. Alguém já passou por algo parecido ou sabe como resolver esse problema? Só lembrando que meu caderno de endereços está lincado com o “Contatos” do Google, assim como o meu iPhone.
Quando estava pesquisando esse erro, 99% das vezes era o gerenciador de pacotes não criando alguma pasta, o Akonadi tentando procurar/criar um arquivo nessa pasta que não existe (dando em Errcode: 2 - No such file or directory) e se embanando todo.
Se preferir, tem a opção nuclear para deletar toda a pasta de configuração e tentar do zero:
Acabei sendo um pouco mais radical e desinstalei tudo. rsrsrs
Pesquisei um pouco sobre o problema na internet e notei que coisas do tipo já estão ocorrendo a algum tempo e alguns aparentemente sem uma boa solução. Outra coisa, apesar de estar usando o Manjaro KDE esses aplicativos de PIM não vieram instalados por padrão como eram antigamente. Pode ser que o pessoal do Manjaro não fez isso por saber dos problemas. Como só uso o aplicativo de contatos achei melhor procurar outra solução. Sei lá, estou meio velhinho pra quebrar muito a cabeça com essas coisas menores. Grande abraço e obrigado pela ajuda.
Fiz isso e vi que o problema estava no acesso ao banco de dados, provavelmente por casa da atualização que houve do MariaDB. No meu caso achei um exagero usar essa BD só pra gerenciar contatos.
Pelo que eu vi isso provavelmente teria resolvido mas preferi minha solução ainda mais radical.