Erro ao rodar o comando dpkg --add-architecture i386 dpkg: erro: erro de configuração, como resolver?

Caros,

Sou inciante no mundo LINUX, e meus problemas começaram quando eu descobri a existência da aplicação CROSSOVER, afinal poder usar o pacote MSoficce no linux seria ótimo!

Bom eu instalei a aplicação porem não consegui instalar o MSoficce, pois ele apresentava uma erro Missing libsane 32-bit library. Pois bem instalei o pacote de dados disponíveis no próprio site.

E agora meu sistema apresenta erros quando tenta atualizar automaticamente que quando tento verificar pelo terminal os comandos a seguir apresentam os erros subsequentes:

douglas@douglas-hppaviliondv2700:~$ sudo dpkg --add-architecture i386
[sudo] password for douglas:
dpkg: erro: erro de configuração: /etc/dpkg/dpkg.cfg.d/multiarch:1: opção desconhecida ‘foreign-i386’

E quando tento checar sobre minha arquitetura aparece isso.

douglas@douglas-hppaviliondv2700:~$ sudo dpkg --print-architecture
dpkg: erro: erro de configuração: /etc/dpkg/dpkg.cfg.d/multiarch:1: opção desconhecida ‘foreign-i386’

Não consigo mais instalar programas pelo "Discover " existe alguma forma de se recuperar o erro que eu posso ter causado?

No /etc/dpkg/dpkg.cfg.d/multiarch veja se contém

foreign-architecture i386

Apague o arquivo . E rode o comando

dpkg --add-architecture foreign-architecture

Tenta a solução do @swatquest primeiro da para ver que ela é bem simples.
Você também pode obter o arquivo de configuração “/etc/dpkg/dpkg.cfg.d” baixando o DEBIAN do Ubuntu packages: Ubuntu – Package Download Selection -- dpkg_1.19.7ubuntu3_amd64.deb
Apos baixar você vai descompactar e dentro vai ter mais 2 arquivo compactado descompacte também o arquivo “data.tar.xz” e navegue ate “/etc/dpkg/dpkg.cfg” do arquivo que você descompacto copie e cole o novo arquivo de configuração no local do “/etc/dpkg/dpkg.cfg.d/” do sistema.

Swatquest,

Verifiquei a pasta e nela só contem o o arquivo Multiarch.

:roll_eyes:

cara eu baixei o arquivo:

dpkg_1.19.7ubuntu3_amd64 (1).deb

abri pelo zip, e descompactei a pasta data, la tem 4 outras pastas que eu tentei copiar para a pasta “/etc/dpkg/dpkg.cfg.d/” so que ele me da o aviso de permissão negada.

tentei instalar os pacotes via o qapt mas sem sucesso.

Já tentou deletar o o arquivo

/etc/dpkg/dpkg.cfg.d/multiarch

É executar o comando depois

dpkg --add-architecture foreign-architecture

Cara para modificar partes do sistema que requer permissão de administrador use o sudo.
Você pode rodar no terminal.
$ sudo pcmanfm-qt
Para abrir o gerenciador de arquivo como administrador então é só fazer a copia.
Só que você pode copiar só a pasta “/etc/” para “/etc/” do sistema substituído a pasta "/etc/.
Em LinuxOS a pasta /etc/ é onde fica os arquivos de configuração do sistema.

O que acontece é que não tenho muita habilidade( por enquanto) com Linux(só pra simplificar), Basicamente rodei o modo de recuperação do LUBUNTU e la tem uma ferramenta de recuperação de pacotes DPKG. Mas de praxe (quando digo isso me refiro ao Windows também) a ferramenta não funcionou.
Optei por re-instalar o SO do zero, o que deu certo.(Obvio)
Já de cara instalei umas ferramentas como o Synaptic, antes que eu fizesse qualquer cagada no sistema e também instalei o PlayonLInux de primeira o que esta me possibilitando usar o MSoffice 2010. (que era o que eu queria). Infelizmente não tive habilidade para usar sua solução mas vai ficar aqui registrado para alguém mais que cometa o mesmo erro que o meu, pelo menos poderão tentar algumas coisas antes que seja preciso Instalar tudo do zero novamente.