Erro ao redimensionar partição

Criei um dual boot do windows e linux com a distro Pop OS.
E decidi não mais utilizar o windows.

Exclui todas as partições que eram do windows, e não consigo movimentar um espaço não alocado de 184.00 GB, para o sda7, que é o que estou usando.

reiniciei o sistema na live USB, e mesmo assim não consigo redimensionar o sda7 para ocupar todo o espaço não alocado.

1 curtida

Compensa mais formatar.

Não é possível:

• Expandir uma partição “para trás” – para ocupar espaço existente “antes” dela

• Não dá para expandir uma partição, “pulando 2 partições” existentes entre ela e o espaço livre

Usando o GParted ou o KDE Partition Manager…

1. “Copie” a partição sda7 e “cole” no espaço não-alocado

2. Para testar – antes de deletar o sda7 “original”…

3. Altere o UUID do sda7 “original”

Reinicie, para testar. – Teste bastante.

Se carregar o sistema normalmente, significa que a nova partição “cópia” está funcionando bem, e pode ser deletada.

Importante – antes de qualquer coisa:

• Em qual partição está o Grub?
1 curtida

O grub está na partição sda6

2 curtidas

Eu consegui colar no espaço nao alocado, porem eu não consigo alterar o UUID por ser btrfs, ele acaba pedindo pra criar uma nova partição, escolher o tamanho do espaço, excluir o sda7 original, excluir a copia

1 curtida

Caracas…

Nesse caso, jogo o chapéu.

1 curtida

Olá, seja bem-vinda @jessicapicarelli!

Como foi mencionado pelos colegas, não é possível juntar esse espaço livre à sua partição do Linux da forma como está aí, pois as partições do Linux estão “depois” dela.

Mas você pode sim mover as partições do Linux para o início do disco, e depois expandir a partição do Linux sobre o espaço livre. Isso pode ser feito pelo próprio Gparted, clicando com o botão direito nas suas partições do Linux e na opção “mover”. Aí você arrasta as partições para o início do disco.

No entanto, você não pode fazer isso com o sistema instalado no disco rodando. Será necessário inserir o pendrive com o instalador do Linux e dar boot pelo pendrive, para então abrir o Gparted e fazer as alterações nas suas partições.

Além disso, tenha em mente que o processo será bastante demorado, principalmente se for em um HD, podendo demorar horas para concluir. E pode ocorrer perda de dados se alguma coisa acontecer, como uma queda de energia ou outra situação adversa…

1 curtida

Verdade, não compensa, formatar nesse caso ai vale mais a pena.
Eu acredito que não tem uma opção melhor.