Erro ao pesquisar por arquivos no Dolphin

Estou com o seguinte problema quando tento pesquisar qualquer coisa no Dolphin

e o sistema é esse:

1 curtida

Esse problema é novo para mim. Uso Arch KDE há 4 anos, e também outras distros com KDE há mais de 10 anos, e nunca ocorreu comigo. Por isso, não tenho explicação para o encerramento súbito do Filesearch. ─ Por sinal, sempre desabilito “File Search” (indexação) no KDE System Settings, pois nunca me fez falta (só serve para coisas como as pastas “Hoje”, “Ontem”, KMail, arquivos marcados com 1 a 5 estrelas, arquivos favoritos etc.). ─ O Dolphin faz buscas rapidíssimas nos meus 3 TB de “discos”, sem necessidade alguma dessa “indexação”, que por sinal consome recursos (RAM, CPU) gulosamente.

Mas isso, para arquivos de trabalho, que pertencem ao “usuário”.

Feitas essas ressalvas… O que posso dizer é que a busca do Dolphin na partição do sistema ("/") nunca me deu bons resultados. Agora mesmo, fiz uma busca em “/” por uma palavra qualquer (“jjj”) e fui lavar as mãos, buscar um café, dar bom dia aos cachorros etc., e quando voltei… a busca ainda continuava, sem nenhum sinal de terminar.

Lembre que em “/” existem várias pastas proibidas, muitos links para outras pastas, e também os pontos de montagem de todas as outras partições. Às vezes, imagino que entra em algum loop infinito. ─ É só “impressão” minha, mas descreve bem minha frustração, sempre que tentei usar a busca do Dolphin na partição-raiz.

Em compensação, o comando whereis encontra qualquer coisa na partição-raiz, em um milésimo de segundo:

$ whereis fstab
fstab: /etc/fstab /usr/include/fstab.h /usr/share/man/man5/fstab.5.gz

$ whereis pamac
pamac: /usr/bin/pamac /etc/pamac.conf /usr/include/pamac.h /usr/share/man/man8/pamac.8.gz

Por isso, só uso a busca do Dolphin nas minhas partições de trabalho.

2 curtidas

acontece o mesmo quando eu pesquiso na pasta de usuário

2 curtidas

Se eu não me engano quem é responsável por fazer as pesquisar no Plasma é o baloo.

Então, verifique se ele está instalado.

Se ele estiver vamos verificar primeiramente o status dele com esse comando(no terminal):

balooctl status

Se ele não estiver ativado faça:

balooctl enable

Se ele já está ativado é não está funcionando aí infelizmente me falta conhecimento.

Mas tente isso:

Vai em “pesquisa de arquivo” é deixa dessa forma:

Tenta reiniciar ou sair da seção para ver se tem algum efeito.

1 curtida

fiz o que disse e nada ainda

2 curtidas

Não devemos confundir a pesquisa do Dolphin com a “pesquisa do Plasma”.

Como disse, eu desativo “Filesearch” desde 2016 ─ e minha pesquisa de arquivos pelo Dolphin continua tão rápida e eficiente quanto era entre 2009 e 2015.

$ balooctl status
Baloo is currently disabled. To enable, please run balooctl enable
2 curtidas

cara eu fui verificar e nas pastas root que isso acontece somente, acho que é mais questão de permissão do que outra coisa

2 curtidas

O Erro sumiu após alguma atualização

Tinha acontecido comigo no Debian Sid, só atualizei umas horas depois e foi corrigido.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.