Meu pc possui dois HDs: um SSD, onde está o sistema operacional e um HD convencional, onde ficam os meus arquivos pessoais. Hoje pela manhã acessei normalmente o HD2 e desliguei o computador. Logo em seguida, me lembrei que precisava acessar novamente, liguei o pc e não mais consegui acessar esta unidade de disco. Vi que precisava montá-la e na tentativa aparece este erro:
Como proceder?
Isso provavelmente foi algum erro no sistema de arquivos. Vi no teu perfil que tu usas o Linux Mint. Abre um programa chamado Discos (também chamado de Gnome Disks), creio que ele vem instalado por padrão, e no HD (não confundas com o dispositivo no qual o sistema está instalado) em questão seleciona a partição (pelo que eu entendi é uma partição só nesse segundo HD) e clica nesse ícone sob o meu cursor
E depois seleciona para verificar a partição.
No caso é a opção verificar sistema de arquivos?
Apareceu esta alerta:
É isto mesmo?
Isso, ou podes ir direto para corrigir sistema de arquivos (mas não recomendo ir direto). Essa verificação pode demorar (não necessariamente vai), depende de alguns fatores como o tanto de blocos ocupados, a velocidade de leitura etc.
Nobre, e agora?
Agora tu voltas e ao invés de selecionar verificar, seleciona “Corrigir sistema de arquivos”
Há outra forma de acessar este partição do disco, através de um dispositivo externo com leitor de HD? Na mensagem diz considerar realizar uma cópia de segurança para usar ferramentas de recuperação forense. O que é esta ferramenta de recuperação?
Estou muito temeroso no que diz respeito à perca dos meus arquivos e não tive segurança suficiente para proceder com a correção do sistema.
O aviso diz para vc fazer uma cópia da partição com problemas para um outro local antes de escrever qualquer mudança. Isso funciona se alguém com conhecimentos avançados de recuperação de arquivos puder analisar a cópia. Basicamente seria como tirar foto da cena do crime antes de tentar achar o culpado. Se começarem a mexer na cena pra tentar evidências, então estarão perdendo informações sobre como estava a bagunça antes.
O ideal mesmo era ter uma cópia de segurança de antes do problema, assim como só dá pra fazer seguro antes de bater o carro. Depois de batido dá pra tentar arrumar, mas talvez não fique igual antes.
Então, se vc tiver um disco externo com espaço livre suficiente para copiar a imagem da partição a ser corrigida, é uma boa hora de fazê-la. Caso não tenha entendido a frase anterior e vc tem arquivos realmente importantes, seria interessante levar o disco a alguém que saiba como fazer a cópia e talvez rescuperar arquivos. Caso não tenha arquivos importantes e não se importe de perder alguns ou todos os arquivos (ou se vc está com vontade de fazer apostas e se sente com sorte), então prossiga com a recuperação.
No caso, seria uma forma de ter uma cópia antes ser modificada com a correção, tendo em vista que a retificação do arquivos de sistemas modifica-os. Então, com a cópia dos arquivos antes da restauração, há outras formas de recuperação dos arquivos, seria isto?
Depois de modificada não haveria mais como impregnar as outras técnicas de reparação?
Partindo do pressuposto que a correção automática foi infeliz, ainda tem sim como recuperar arquivos. Porém vc vai ter menos chances de recuperá-los, pois houve gravação de um volume de dados durante a correção do sistema defeituoso.
Outro ponto é que, tendo os dados brutos, dá pra tentar outras estratégias de corrigir o sistema de arquivos. Claro que a correção automática só funciona de um jeito, mas a correção com parâmetros manuais pode ter resultado melhor. Só testando e com alguém que sabe bastante (eu não sei muitos detalhes atualmente, mas sei que dá pra fazer).
Então, como faço para criar uma cópia dos dados como estão antes de realizar a correção?
O ideal é vc procurar tutoriais sobre o assunto, pois é bastante informação para pegar. Alguns assuntos que precisarão ser dominados:
- Usando comando
dd
para fazer cópias idênticas de partições e discos, especialmente para arquivos. - Usando a opção
-o loop
do comandomount
para montar imagens de sistemas de arquivos. - Masterizando opções de recuperação de sistema de arquivos em ext4 e btrfs.
- Usando o comando
nbd
para simular discos a partir de arquivos de imagem. - Usando ferramentas de análise forense para recuperar arquivos apagados e/ou danificados.
Bem, é isso que eu posso ajudar, pois como já falei o assunto é extenso e vai precisar de tempo para estudar e aprender, ou então procurar alguém especializado para realizar o serviço para você.