Erro ao logar no Ubuntu bugie preciso de ajuda, e tenho pouco tempo de Linux

Boa tarde pessoal, estou usando Linux tem pouco tempo, ou seja não sei quase nada, instalei o Ubuntu bugie no Pc que se trata de i5 3300 com 8 de ram e um HD de 1t, eu utilizava windows mas toda vez que atualizava o Pc ele dava tela azul, mudei para o Linux e me aconteceu de ter que instalar ele 2x devido a esse erro systemd-journald[326] failed to write entry. Segue foto

.

Não faço nem ideia por onde começar, o que fazer e gostei de mais do Ubuntu bugie, rápido consegui instalar os app que mais usava no windows.

Olá, @Nicollas_Willian!

Pode ser que o seu HD ou sua memória estejam “quebrando”, até mesmo pelas constantes telas azuis no Windows, que mesmo com todos os problemas do sistema não são tão comuns assim. No erro que aparece na imagem consta que o sistema de arquivo está apenas para leitura (“Read-Only”), o que pode indicar que a partição está corrompida. Se você não fez nenhuma modificação no sistema, especialmente nos arquivos do Grub e no /etc/fstab é muito pouco provável que seja algum erro de configuração.

O vídeo que tem nesse tópico (Seu Linux Mint não inicia, entre em Modo de Segurança!) mostra como acessar o menu de recuperação do Mint, que tem a ferramenta “fsck” que pode corrigir algum erro no HD, e no início é explicado como verificar a integridade da memória RAM. Eu recomendo executar essas duas ferramentas. A da memória é só deixar rodando um tempo, não precisa esperar terminar porque demora muito tempo.

Seguir todo o vídeo que vc me recomendou, então eu acabei de tirar um segundo HD que provavelmente tava dando pau(apesar de não ter nada instalado nele) e tirei as memórias bati um álcool isopropílico, e mesmo assim permaneceu o erro.
Daí peguei o pendrive de instalação e fui checar o HD usando o Disc.
E deu isso! Normal
15941594684664724807129293246139|375x500

Minhas partições estão assim

3.1GB swap / 512 MB pro efi / 115 GB para o / e 881GB para o home

Estou reinstalando o sistema todo o meu /home vai permanecer o mesmo não irei formatar, vou ver o que vai dar, essa seria a melhor forma de particionar meu HD?

Ou tem outra forma melhor?

Você precisa marcar o /dev/sda4 como /home, deixando desmarcado a opção “Formatar” (Isso é MUITO importante! Não marque a opção “Formatar” para “/home”). As outras partições são reconhecidas automaticamente.

Porém, você não comentou quais foram os resultados dos testes do “fsck” e “memcheck”. Deu algum erro? Alguma mensagem?

Não deu erro, o da memória, já faço deu erro pq 9 nome do HD era sdb e passou a ser sda depois que tirei o outro, vou fazer esse teste agora pra ver o que vai dar.

Fiz uma busca por badblocks no HD e ele apresentou 20 badblocks na partição do sistema, mas não tô conseguindo fazer o reparo.