Erro ao instalar o Debian

Olá, baixei ISOs do Debian e resolvi instalar num PC, porem não consigo instalar. Tentei com o Cinnamon e o KDE e nos dois causa o mesmo erro, tem haver com as partições, mas não sei o que fiz de errado.

Faltou colocar a flag EFI System Partition em /boot/efi.

1 Curtida

Mas não achei essa opção, vou verificar.

No calamares normalmente tem no momento de criar a partição (flags), mas você pode fazer pelo gparted, selecione a partição /boot/efi clique com o botão direito->manage flags e marque esp, boot.
Captura%20de%20tela%20de%202019-11-08%2012-24-36

1 Curtida

Chequei aqui e essas opções já estavam marcadas.

Então @Ronaldo com as opções marcadas e a partição criada de acordo como /boot/efi não era para dar erros, o Calamares tem destas frescuras infelizmente. já fiz instalações com ele que simplesmente falham sem emitir mensagem de erro, no EndeavourOS dá para acompanhar o log e ver aonde ocorreu o erro.
Se você deseja instalar o Debian sugiro que utilize esta mídia de instalação já com o firmware, se houver problemas de instalação pelo modo live (isto é experimental ainda) utilize o instalador gráfico (Debian Installer).
https://cdimage.debian.org/images/unofficial/non-free/images-including-firmware/10.1.0-live+nonfree/amd64/iso-hybrid/

2 Curtidas

Já é o Non-free, esquisito esse Debian kkkk. Vou tentar o modo gráfico na próxima.

1 Curtida

Não tem erro cara, instalar com o Debian installer só requer atenção e mais nada, óbvio que pelo calamares é mais simples e você pode fazer outras coisas enquanto instala.

1 Curtida

“Reaproveitando o tópico” e eu que instalo o Debian e quando vou reiniciar pela primeira vez ele não inicia. Antes funcionava porém depois que devido a “n” motivo eu tive que inciar o PC pelo USB usando um HD Externo ele não inicia. Acredito que seja algum problema do Debian reconhecer o HD Externo ou algo do tipo.