Erro ao instalar Linux

Olá pessoal,

Já faz alguns dias que estou tentando instalar uma distribuição Linux em meu desktop, mas sem sucesso…

Tentei com o Ubuntu, Mint, Elementary, Manjaro, Fedora, Debian, Arch, OpenSUSE… Nada! Nenhum deles…

A imagem abaixo foi a melhor que consegui obter, pois, o texto fica mudando muito rápido…

No setup da placa-mãe já testei com e sem UEFI, CSM (legacy) com SecureBoot ativado, desativado…
Utilizei 3 pendrives diferentes, refiz o download de ISOs várias vezes…
Tentei instalar no M.2, no SSD e no HD… Com todos plugados, com apenas 1 de cada vez…
E nada em todas as tentativas.

Atualmente estou rodando o Windows 10 Pro.

Minha configuração é a seguinte:
AMD Ryzen 7 2700X
Asus Prime X470Pro
Geil SuperLuce DDR4-2666Mhz 1x16GB
Gigabyte Radeon RX-580
Kingspec M.2 (NE-1TB)
Kingston UV300 120Gb
Samsung 320Gb

Por favor, se alguém conseguir me ajudar.

Essa mensagem aparce quando á algo de errado com algum dispositivo qual o é o dispositivo que é reconhecido coma /dev/sda na LiveCD?

Teste com o Ubuntu… se ele não funcionar, as outras não vão. Até pensei que poderia ser incompatibilidade com seu hardware - que é novo; mas esse último Ubuntu já é compatível.

SEMPRE utilize o UEFI e opte pelo Secure Boot desativado…

Tente utilizar o Etcher para criar o pendrive bootável.

1 Curtida

Na verdade eu já vi esse erro acontece quando um HD estar mal conectado, por esse motivo várias vezes aparece a mensagem ATA1.00: (que significa nada mais do que o mapeamento do dispositivo)

1 Curtida

Cara, seu pendrive está funcionando bem? Tentou com outro pendrive? Ou ainda, a ISO que você baixou não está defeituosa? Experimente baixar a ISO novamente ou trocar de pendrive.

1 Curtida

Caso o @Keviny não esteja correta, sua placa pode ser, como posso dizer, “bloqueada” a outras distros a não ser a que vem de fabrica (Windows), não sei como solver esse problema, mas, caso não for seu HD, pode ser isso :tipping_hand_woman:t2:

Faz o seguinte desconecte os HD/SSD que estão sem Linux e tente bootar o sistema somente com um HD/SSD por vez

Pessoal, finalmente consegui sulucionar o problema.
Toda a dificuldade era devido ao SSD que estava conectado na SATA1.
Após seguir a recomendação de vocês de desconectar os discos, quando fiquei apenas com o NVMe, o boot subiu sem problemas e consegui concluir a instalação. Fiz com o Ubuntu 19.04 e está rodando perfeitamente.

O que não entendi, é que o SSD causador do problema está rodando normalmente com Windows, inclusive a aplicação da Kingston pra checar o dispositivo não está apontando nenhuma falha…

Enfim, agradeço pela colaboração de todos!
Foi minha primeira postagem aqui no fórum e a ajuda do pessoal veio bem mais rápido do que eu esperava.

Obrigado!

1 Curtida

Pode ser mal contato no cabo, o meu HD estava assim só foi trocar de cabo Sata

Mas o estranho que você disse que no Windows estar bootando normalmente, no Windows estar tudo normal?

Acredito que não seja… Pois troquei o cabo 2x, uma por um que já possuía e outro novinho que veio junto a placa mãe…

Nenhum problema no Windows… Boot normal e a Kingston tem um aplicativo pra verificar o estado do SSD, e nele tá tudo certinho, nenhum apontamento de problemas…

1 Curtida

Estranho mas agora ele boota normal mesmo com o SSD conectado?

Ainda não fiz esse teste. Mas pelo histórico, suspeito que vai dar problema sim… Farei no fds.

1 Curtida