Erro ao Instalar Linux em Acer Aspire 3 (A315-23): 'Unable to Find a Medium

Problema ao Instalar Distribuições Linux em Acer Aspire 3 (A315-23)

Olá.

Estou enfrentando dificuldades ao tentar instalar qualquer distribuição Linux no meu notebook Acer Aspire 3 A315-23, com as seguintes especificações:

• Processador: AMD Ryzen 5 3500U com Radeon Vega Mobile Gfx (2.10 GHz)
  • Gráficos: Integrados (Radeon Vega)

Distribuições testadas até agora:

• Arch Linux
  • Fedora
  • Mint
  • OpenSUSE
  • Ubuntu (minha preferência é por esta distro)

No entanto, em todas as tentativas de instalação, ocorre o seguinte erro durante a inicialização do instalador:

stdin: Invalid argument
stdin: Invalid argument
(repetido múltiplas vezes)
Unable to find a medium containing a live file system
Attempt Interactive netboot from a URL?
yes no (default yes):

Já tentei diversos métodos de criação do pendrive bootável, incluindo ferramentas como Rufus, balenaEtcher e Ventoy, mas o problema persiste. Além disso:

1. Certifiquei-me de que o boot por UEFI/Legacy está configurado corretamente na BIOS.
  2. Desativei o Secure Boot e habilitei o suporte a USB Boot.
  3. Testei diferentes pendrives e ISOs de instalação.

Por último, levei o equipamento a um técnico, mas infelizmente também não houve sucesso.

Gostaria de saber se alguém já enfrentou esse problema com hardware similar ou possui sugestões sobre como proceder. Acredito que o problema esteja relacionado ao suporte do hardware ao instalador das distribuições, mas não tenho certeza.

Agradeço antecipadamente por qualquer ajuda!

Olá @Jose_Luis_Cardoso, tudo bem contigo?

Estou supondo que você tentou pendrives diferentes, ok? Nestes posts tem algumas sugestões de coisas que você pode testar:

Outra coisa que eu sugiro você verificar é se as opções do armazenamento estão configuradas para usar AHCI, geralmente fica dentro das opções relacionadas com SATA.

:vulcan_salute:

Obrigado @eddiecsilva pelas sugestões! Verifiquei as opções na BIOS, que já estavam configuradas como AHCI.

Ao explorar as configurações da BIOS, dentro de Storage Device Configuration, encontrei duas opções: HDD0 Port e HDD1 Port. Desativei o HDD1 Port, o que permitiu que o instalador fosse iniciado. Contudo, durante o processo de instalação, ocorre uma falha e a instalação não é concluída. :vulcan_salute: