Preciso de ajuda com a instalação do Kubuntu 20.04 em dual boot com o Windows 10. Fiz várias tentativas de instalação seguindo as dicas do Diolinux no vídeo: “Como fazer DUAL BOOT com Windows 10 e Linux - Tutorial FÁCIL - 2020”, mas sem sucesso. Continuo recebendo o erro abaixo:
Montei o pendrive para instalação do Kubuntu utilizando o Ventoy. Quando inicio o computador pelo pendrive mostra as as opições: - USB SanDisk e - UEFI SanDisk, além do SSD e HD que estão instalados na máquina. Escolhi a opção UEFI SanDisk e segui com a instalação. O SSD está divido ao meio, sendo uma partição para o Win 10 e outra para a instalação do Kubuntu. Como a instalação do windows está usando 03 partições Primárias, o particionador do Linux permite criar somente partições Lógicas.
Criei as partições EFI, / , /Home e Swap. Mesmo assim recebi a mensagem de erro acima. Minha placa mãe é uma ASRock H61M-VG3. Tentei encontrar o Legacy Mode sem sucesso. Somente existe UEFI Mode. O Secure Boot está desabilitado. Imagem abaixo:
Tem certeza que você não está no modo legacy? Discos GPT (o padrão que é usado com EFI) não possuem partições estendidas e, sendo assim, não possuem partições lógicas. O Linux só pode inicializar de uma partição lógica se o GRUB estiver na MBR.
Você pode fornecer mais detalhes do particionamento? Pode ser com uma tela do gerenciador do Windows ou então via GParted.
Obs.: Em uma das diversas tentativas de instalação eu escolhi a opção USB SanDisk na inicialização pelo pen drive. A instalação foi concluída mas quando o computador reiniciou, carregou direto o Windows 10… Não apareceu o menu do Grub para selecionar o boot.
Se este for o método correto de instalar, poderia informar quais as partições devo criar no Linux? Como fazer para que o Grub seja carregado e não Windows 10 direto.
Sim, tentei instalar em /dev/sda… Esta foi a minha primeira tentativa. Acabou corrompendo o boot do Win10. Tive que usar o Boot-Repair Disk para recuperar o MBR e o Win10 voltar a dar boot.
Acabei verificando que o SSD e o HD estão particionados com MBR e não GPT.
Alguma dica de forma correta de instalar o dual boot com o Win10 sem corromper ninguém?
Se o Windows está instalado como legacy, então pra fazer a instalação usando jeito fácil “instalação lado a lado” vc precisa preparar o pendrive em modo legacy também (No Rufus selecionar BIOS + MBR)
Só que a informação que vc está passando está desencontrada, pois agora falou que o particionamento está em “mbr”, mas na foto do gerenciador de disco do windows aparecem diversas partições como primárias. Se fosse mbr só poderia haver 3 partições primárias e uma estendida pra poder caber esses tando te partição que tem. Além do mais tem uma partição efi imagino que da instalação padrão do windows.
Mas também faz sentido que o windows está iniciando em modo legacy, porque a quando vc tentou isntalar o linux a princípio em modo UEFI, ele gravou também a mbr do disco, detonando a inicialização do windows. Aliás isso já esperado porque em modo legacy somente um programa gerenciador de boot cabe na MBR. Se vc fizer a instalação do linux no modo legacy, também vai sobrescrever o boot do windows, mas você terá o menu do grub para poder continuando a inicializar o windows.
Ou seja, parece que está bem bagunçada mesmo essa instalação…
Não entendo também pq o Win10 reconhece as partições criadas com o particionador do linux (durante a instalação) como primárias… Quando fui criar as partições na primeira instalação tentei criar todas como Primárias mas o particionador deixou criar somente 1 partição. Depois ele marcou o espaço livre como “inútil”. Apaguei a partição recém criada e criei as partições como Lógicas (EFI, /, /Home e Swap). Criei a partição EFI seguindo as orientações do vídeo do canal Diolinux, achando que seria necessário, pois iniciei a instalação do Kubuntu pelo pendrive UEFI e não Legacy. Ficou tudo muito misturado.
Na minha BIOS não existe a opção de passar para Modo Legacy (como mencionei no primeiro post).
Entrei nas propriedades de disco do Windows e realmente foram particionados com MBR. Se a instalação do linux sobrescrever o MBR com o Grub vou conseguir acessar o Windows normalmente? Tem uma orientação para o meu caso?
Por tudo que vc falou parece que Windows está em modo Legacy. Confime o executando o comando “msinfo32” e verificando o Modo da BIOS se está como Herdado (Legacy) ou UEFI.
Confirmando que o windows está em modo legacy, faça a instalação da sua distribuição linux também criando o pendrive de inicilalização em modo legacy no Rufus. Se o instalador da distribuição for o calamares, fica indicado na tela o modo (BIOS ou UEFI).
O melhor vídeo sobre essa confusão mental que pode estar acontecendo é esse:
Lembre-se que para instalação legacy vc não precisa da partição efi. Como vc falou que criou 4 partições primárias e o windows marcou o restante como inútil, então confirmou que é mbr teu particionamento. Recomendo apagar todas as partições que vc criou pro linux e deixar como espaço livre, pois o instalador vai detectar esse espaço livre e fazer a instalação nele.
Sim, o GRUB deverá detectar que o windows está instalado e gerar uma entrada para vc selecionar. É assim que fazíamos desde os anos 90! O UEFI veio para facilitar um pouco no caso da maioria e para complicar mais no caso da minoria! Na instalação anterior não deve ter funcionado por conta de ter sido instalado em modo UEFI.
Boa noite. @BilaRC Cara, eu estava com o mesmíssimo problema, idêntico.
Acabei vendo seu post hoje a tarde e por muita sorte e com as dicas dos outros membros consegui resolver meu problema aqui e espero que te ajude ai.
Seguinte, como eu disse minha situação era idêntica a sua, o erro, a criação pelo Ventoy, até mesmo o número das partições kkkkk, então foi sorte por um lado e desespero por não conseguir resolver o problema.
No meu caso, minha bios estava em legacy, o que eu acho que atrapalhou um pouco o processo. Lendo o que o @Deleterium corri e fui fazer pra ver se tinha sucesso; Apaguei as partições da tentativa de instalação anterior e fui tentar, mas nada.
Já estava entrando em desespero mais uma vez, quando tive a ideia de tentar uma “gambiarra” kkkkkkkk.
O que eu fiz foi baixar uma ISO do Ubuntu, e tentar fazer a instalação dele, mas no fim deu o mesmo erro, porém pra minha surpresa, quando o pc reiniciou no GRUB apareceram duas opções de Ubuntu, mas no caso, uma delas era o Kubuntu. Então parti fazer os testes mais uma vez.
Como o Ubuntu estava “instalado” eu peguei, entrei mais uma vez com a instalação do Kubuntu, depois do erro, peguei e instalei em modo Live mesmo o Boot-Repair e fiz a restauração recomendada pra que ele pudesse restaurar as entras que por causa do erro não tinham sido completamente instaladas e foi batata.
Então, pra resumir:
Apaguei as partições.
Fiz a instalação do Ubuntu.
Entrei com a instalação do Kubuntu.
Apaguei as partições do Ubuntu e unifiquei com as do Kubuntu ( para aumentar o tamanho da partição a ser usada).
E “restaurei a instalação” do Grub pelo Boot-Repair pelo Kubuntu ainda em modo Live.
Também sou novo no mundo Linux então não sei se ficou bem explicado, mas espero que ajude e qualquer dúvida ou algo que possa ajudar estou a disposição.
Ah, só pra complementar, acredito que a “instalação” que fiz do Ubuntu tenha ajudado em alguma parte que o Kubuntu não estava conseguindo lidar na instalação.
Se alguém tiver uma opinião mais técnica sobre ou até mesmo outra solução também gostaria de entender o " por que " desse problema.
@Deleterium, boa noite…
Executei o comando msinfo32 e realmente o modo da BIOS é Herdado. Obrigado pelas dicas.
@Lucas_Felipe_Favero… vou tentar instalar novamente o Kubuntu neste final de semana, seguindo o roteiro tradicional (como eu fazia desde 2009 - sem UEFI). Posto aqui o que acontecer de certo ou errado!!!
Uso o /home compartilhado e sempre dava esse erro chato nas instalações, No meu caso eu resolvi isso criando uma partição de /boot e o segredo: percebi que no Ubuntu e Flavours (Tirando Lubuntu) tem que ser criada uma partição para guardar os dados da Bios. eu criei uma de 1 Gb assim como do /boot. Quando é iniciada a instalação sem essa partição de Bios ele avisa (Em Inglês) que a instalação do Grub pode dar erro. Pelo menos para mim isso funcionou, espero ter ajudado.
Pessoal, boa tarde… Desculpe demora em postar os resultados da instalação. Depois de seguir as orientações consegui instalar o Kubuntu em dualboot com o Win10. Abaixo os passos que usei para fazer corretamente o dualboot:
1- Verifiquei o Modo da BIOS através do Win10 com o comando “msinfo32”. No meu caso estava em Herdado (Legacy);
2- Parti o computador pelo pendrive (formatado com o Ventoy) e escolhi a opção normal (USB SanDisk - no meu caso), sem UEFI;
3- Iniciei pelo Kubuntu e removi as partições criadas na tentativa anterior de instalação;
4- Criei novamente as partições que estou acostumado a utilizar: /, /Home e Swap;
5- Pedi para instalar o GRUB no dispositivo de disco /dev/sda (no meu caso);
6- A instalação correu normalmente e após reiniciar apareceu o GRUB com a lista completa dos sistemas. Sucesso!!!
Mais uma vez obrigado a todos pelas contribuições.