Erro ao inicializar Ubuntu 18.04

ubuntu
#1

Olá pessoal!

Instalei o Ubuntu 18.04 na minha máquina principal há pouco mais de dois meses (um notebook DELL 7P3X953I, i-7-5500U, HD 1T, 16GB apenas com o Ubuntu de S.O.). Tudo estava correndo bem, no entanto a dois dias atrás ele começou a dar problema na hora de inicializar. Logo após a tela do Grub aparece o erro: UNEXPECTED INCONSISTENCY; RUN fsck MANUALLY. Eu utilizei o comando fsck -yf /dev/sdb2 e ele reiniciou normalmente. O problema é que a máquina está muito lenta (pelo monitor do sistema não há grande consumo de memória ou de processamento) e depois de alguns minutos de uso os softwares começam a dar erros (i. e. o Chrome fecha sozinho, o libreoffice não consegue salvar nada), parece que não conseguem acessar o HD. Quando reinicio o erro UNEXPECTED… aparece novamente. Já tentei usar o fsck por um pendrive butável, mas não deu certo. Não sei mais o que posso fazer. Estou quase desistindo e formatando tudo.

0 Likes

#2

Oi Rafa, você já verificou se o seu HD está saudável? Você pode fazer isso usando o modo live do Ubuntu, o GNOME Disks tem um recurso para analisar a saúde do HD, no entanto, existem outras ferramentas, e você pode usá-las se preferir. Geralmente estes erros ocorrem quando um sistema de arquivos fica corrompido e se isso se repete com frequência, pode ser algo físico, no caso, o seu HD.

1 Like

#3

Obrigado pela sugestão Dio. Eu não entendo nada de Hd, mas tentei seguir sua sugestão. No modo live, fiz um teste de desempenho com o GSmartControl, o resultado foram estes

https://drive.google.com/open?id=1jocU6FaEbexREnfWjT8dTR6uNI6DVDY1
https://drive.google.com/open?id=1ppHuTu4JYNesaN1YnzrfzC0BmbT_Q5tV

No modo live tentei reparar utilizando o comando e2fsck, mas também não funcionou.

0 Likes

#4

Verifique, em disks, a opção smart. Te mostrará erros ocorridos e falhas eminentes.

0 Likes

#5

Eu apliquei self-test, depois de ± 6h, na janela SMART Data &Self-Tests apareceu SELF-TEST FAILED

0 Likes

#6

Cara… Sinistro isso!

0 Likes

#7

provavelmente o seu hd está “baleado”.

Qual a marca de seu HD? Já tentou usar as ferramentas de diagnósticos que são fornecidos pelos próprios fabricantes (quase todos para windows)?

https://www.seagate.com/manuals/software/seatools-bootable/

Se vc preferir, pode usar testar o Hiren’s boot CD, que vem com dezenas de ferramentas de diagnóstico, correção e recuperação.

https://www.hirensbootcd.org/hbcd-v141/

0 Likes

#8

Meu Hd é um toshiba MQ02ABD100H. Por fim, acho que meu hd esta bichado mesmo Eu não consegui nem formatar, o gparted deva erro quando quis redimensionar o disco. Resolvi o problema colocando um ssd de 120 Gb que tinha aqui no lugar. Esta funcionando muito bem com o linux Mint 19.1 (resolvi aproveitar para mudar o SO). Vamos ver como vai ser.

Muito obrigado pelas contribuições!!

1 Like