Erro ao inicializar o Manjaro que virou uma saga de instalação do Fedora

Oi gente.
O Manjaro simplesmente resolveu não iniciar. Quando sai da tela de boot, aparece aquele check normal, só que aparentemente dá um erro e ele entra no emergency mode. Pede pra eu digitar a senha para manutenção e aparecem algumas opções do que fazer, porém, nada resolve.
A saber, as opções são:
journalctl -xb - aparecem os logs do sistema eternamente e não sai disso
systemctl reboot - reboota o sistema e volta pro mesmo lugar
systemctl default - não acontece nada
exit or Ctrl + d - nada acontece e continua pedindo a senha.

Alguém me socorre pelamordiDeus!!! Preciso assistir a última temporada de Orange is the New Black :sob::sob:

1 Curtida

Se tiver um pendrive de boot com gparted, sugiro que faça uma checagem no sistema de arquivos, ou rode o fsck pelo terminal com a partição / desmontada, infelizmente sem saber o que houve antes não tem muito com ajudar.
Recomendo sempre ter uma outra distro em dual justamente para estes casos, hoje mesmo decidi redimensionar e mover algumas partições para dar mais espaço para o EndeavourOS que está em uma partição de somente 12GB e pretendo ficar com ele um bom tempo, infelizmente vou ter que formatar o Fedora 30 de guerra pois vou mover justamente a partição dele e não sei como o sistema vai se comportar após estas atualizações.

2 Curtidas

Posso mandar uma foto da tela se quiser dar uma olhada

1 Curtida

A princípio está tendo problema para para montar a partição /home
eu faria o seguinte, talvez de certo, primeiro fazer a checagem no sistema de arquivos da partição /home se o sistema de arquivos for ext4.
fsck.ext4 /dev/sdX <–o X aqui é sua partição /home
se não der certo no próximo boot apenas comente a linha referente a partição /home no /etc/fstab e tente dar boot novamente, caso funcione a interface você faz uma checagem novamente no sistema de arquivos da partição /home desmontada, após a checagem descomente a linha referente a /home no fstab e reinicie, teoricamente é para funcionar, pode ter acontecido alguim problema na hora de criar a imagem de inicialização, se sua /home está em ext4 não teria motivo para ter algum erro em relação ao sistema de arquivos.

Desculpe pela demora pois estou recuperando meus sistemas após redimensionar algumas partições.

2 Curtidas

Tudo bem, amigo.
Eu faço isso nessa tela mesmo?

1 Curtida

Sim, digite a senha de root, não vai aparecer ao digitar e dê enter, agora posso tentar te ajudar de boas, já recuperei meu sistema, só deu ruim no fedora 30 mesmo pois movi a partição, mas Rawhide e o EndeavouOS estão de boas.

2 Curtidas

O comando fsck.ext4 tá voltando com erros de leitura de bloco. Na leitura de pastas aparecem uma sem checksum e outra corrompida

1 Curtida

tenta:

fsck.ext4 -f -y -v -C 0 /dev/sdaX

Para ver se recupera o superbloco, eu tenho utilizado ext4 durante algum tempo, mas ainda não tive problemas com o superbloco.

1 Curtida

Eu fui dando enter adoidado aqui haha, aparentemente resolveu.
É bom fazer um dual boot aqui? Se sim, qual é a forma correta de fazer? (Eu tentei uma vez, mas sem consultar ngm e deu ruim rs)

1 Curtida

Ai depende, se você utiliza EFI bastaria ter espaço disponível e uma partição EFI dedicada eu utilizo /boot/efi/ formatada em fat, hoje redimensionei por isto perdi meu boot, tinha criado com 500MB mas depois analisando o meu caso, 100MB é suficiente e sobra (3 distros, não utilizo Windows), sempre utilizar formatação manual no Sistema operacional que for instalar, selecionando a partição ESP como /boot/efi (Não formatar em hipótese alguma depois da criação) o espaço livre como / e adicionar sua pasta pessoa /home caso queira com a opção de não formatar basicamente é isto.

2 Curtidas

Beleza, vou fazer isso. Mas agr a interface gráfica não aparece só abre o terminal

1 Curtida

Faz um teste, qual a sua interface gráfica?
para ter uma ideia de testes que podemos fazer, você está conseguindo iniciar o sistema normalmente sem interface gráfica?

1 Curtida

Uso o KDE. Inicia com a tela de login e qdo entra abre uns troços que esqueci de desmarcar pra iniciar com o sistema, mas qdo eu fecho esses programas, a tela fica preta pra sempre

1 Curtida

Hmmm não uso KDE, mas se possível ainda pelo terminal crie um novo usuário somente para teste.
sudo adduser lunita2
sudo passwd lunita 2

faça login e tente rodar a interface, não sei se o comando que chama o kde é o mesmo ainda, mas experimente.

startkde -- :2

Se funcionar você está com problemas nos arquivos de configuração, dai teria que ver aonde são guardados, no gnome eu só teria que apagar o arquivo .config/dconf/user que retornaria as configurações padrão.

1 Curtida

O startkde -- :2 voltou assim:

Plasma seems to be already running on this display. /usr/bin/startkde, linha 20: 2326 Falha na Segmentação (imagem do núcleo gravada)xmessage -geometry 500x100 "Plasma seems to be already running on this display." > /dev/null 2> /dev/null

1 Curtida

mude o display para :1 ou :3 só queremos que a interface inicie para eliminar problemas com ela.

1 Curtida

Deu a mesma coisa e não tá funcionando o adduser

1 Curtida

se não funciona o adduser, tente useradd tem estes pormenores dependendo da distro.
você chegou a comentar a partição /home no /etc/fstab?
se sim lembrou de remover o comentário depois de checar o sistema de arquivos?
É só para desencargo de consciência mesmo.

1 Curtida

Consegui criar, mas não entra ao digitar a senha

1 Curtida

Eita… não comentei 🤦🤦
Eu tinha entendido que era pra fazer isso se o primeiro comando não funcionasse

1 Curtida