Erro ao executar fsck

Surgiu um probleminha aqui.
Ao iniciar o computador vi a seguinte mensagem:

“Volume was not properly unmounted. Some data may be corrupt. Please run fsck.”

O erro ocorreu na partição de boot.

Rodei o fsck:

fsck /dev/sda1

e o resultado foi o seguinte:

fsck de util-linux 2.37.2
fsck.fat 4.2 (2021-01-31)
Seek to 536870400:Invalid argument

Dei uma pesquisada a respeito e não encontrei nada de útil.

Abaixo a mensagem que aparece na inicialização.

Lembre-se que é fat32

Segue o link para o comando e explicando cada opção

Try typing the following command in the Linux terminal:

sudo dosfsck -w -r -l -a -v -t /dev/sdc1

sdc1 is usually your pen drive. You can find your pen drive by typing mount in terminal. It’s somewhere inside. If that command takes too much time for you, avoid -t switch.

  • -w means write to disk immediately.
  • -r means to do disk check interactively (ask you what to do to when encountering errors). On newer versions of dosfsck this is the default.
  • -l means to list the filenames processed.
  • -a means automatically fix errors. Do not use it, if You want to have more control over fixing possible errors.
  • -v means verbose mode. Generates slightly more output.
  • -t means mark unreadable clusters as bad.

Nada feito, aparece sempre a mesma mensagem:

Seek to 536870400:Invalid argument

O seu é sda1 e não sdc1

Foi apenas um exemplo

sudo dosfsck -w -r -l -a -v -t /dev/sda1

Sim. Eu coloquei corretamente aqui.

Tente

sudo fsck -r /dev/sda1

Depois eu vejo se tem mais algum procedimento.

Talvez recriar com chroot seja uma opção.

-r

Interactively repair the filesystem (ask for confirmations). Note: It is generally a bad idea to use this option if multiple fsck’s are being run in parallel. Also note that this is e2fsck’s default behavior; it supports this option for backwards compatibility reasons only.

Veja se no modo interativo aparece alguma opção para reparar

Desta vez retornou a seguinte mensagem:

Seek to 536870400:Invalid argument
/dev/sda1: status 1, rss 1988, real 0.002710, user 0.001118, sys 0.001118

Status 1 é quando conseguiu resolver, né?
Agora o que apareceu depois eu não tenho a mínima ideia do que seja.

Vou reiniciar pra ver se sumiu a mensagem.

Nada feito, a mensagem continua lá.

só para teste

faz uma recuperação da partição com testdisk

e veja se repara o erro

Estou parado aqui. :grimacing:

Veja aqui

Mais fácil nesse caso parece ser copiar todos os arquivos para outro lugar, anotar o UUID do sistema de arquivos, desmontar a partição, refazer o sistema de arquivos (com a opção avançada de setar o mesmo UUID), depois copiar novamente os arquivos lá pra dentro e montar novamente. Só fica atento porque qualquer erro e perderá as entradas do boot e vai precisar de um pendrive de inicialização.

A segunda opção seria tentar corrigir pelo windows.

Aqui eu tenho um problema parecido com “not properly unmounted” mas eu deixo lá, porque eu corrijo e na próxima inicialização tá lá o aviso de novo.

Estou num pequeno dilema. Apesar da mensagem em questão, o sistema está funcionando.
Agora, se eu fizer isso pode consertar, mas também corre o risco de piorar as coisas.

Estou considerando deixar como está. Afinal o sistema está funcionando.
Muito trabalho e muito risco de ferrar tudo.

1 curtida

Se está funcionando, pode deixar como estâ.

Pode também deixar o systemd tomar conta disso, com a aplicação do systemd-automount no fstab.

Local partition

In case of a large partition, it may be more efficient to allow services that do not depend on it to start while it is checked by fsck. This can be achieved by adding the following options to the /etc/fstab entry of the partition:

noauto,x-systemd.automount

This will fsck and mount the partition only when it is first accessed, and the kernel will buffer all file access to it until it is ready. This method can be relevant if one has, for example, a significantly large /home partition.

Note: This will make the filesystem type autofs which is ignored by mlocate by default.

Obrigado pela ajuda @swatquest e @Deleterium. Valeu mesmo! Vou deixar como está por enquanto.
Uma coisa que parecia simples se mostrou bem chatinha. Com calma eu vejo o que fazer.