Olá, boa noite meus caros.
Desde ontem venho tentando de toda e qualquer forma disponível na internet, atualizar, e ou remover o Piper, pois o mesmo esta atrapalhando quando rodo o apt upgrade. Aparece a seguinte mensagem:
> sudo apt upgrade
> Lendo listas de pacotes… Pronto
> Construindo árvore de dependências
> Lendo informação de estado… Pronto
> Calculando atualização… Pronto
> Os pacotes a seguir serão atualizados:
> piper
> 1 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
> 1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
> É preciso baixar 0 B/139 kB de arquivos.
> Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
> Você quer continuar? [S/n] S
> (Lendo banco de dados … 523204 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
> A preparar para desempacotar …/piper_0.3+git389-604f5e7-201911112357~ubuntu19.10.1_amd64.deb …
> A descompactar piper (0.3+git389-604f5e7-201911112357~ubuntu19.10.1) sobre (0.3+git389-604f5e7-201911111525~ubuntu19.10.1) …
> Removing Piper symlink
> rm: não foi possível remover ‘/usr/lib/python3/dist-packages/piper’: Arquivo ou diretório inexistente
> dpkg: aviso: o subprocesso do pacote antigo piper, script post-removal retornou erro do status de saída 1
> dpkg: em vez disso a tentar script do novo pacote …
> Removing Piper symlink
> rm: não foi possível remover ‘/usr/lib/python3/dist-packages/piper’: Arquivo ou diretório inexistente
> dpkg: erro ao processar o arquivo /var/cache/apt/archives/piper_0.3+git389-604f5e7-201911112357~ubuntu19.10.1_amd64.deb (–unpack):
> o subprocesso do pacote piper, novo script post-removal retornou erro do status de saída 1
> Removing Piper symlink
> dpkg: erro ao limpar:
> o subprocesso do pacote piper, novo script post-removal retornou erro do status de saída 1
> Erros foram encontrados durante o processamento de:
> /var/cache/apt/archives/piper_0.3+git389-604f5e7-201911112357~ubuntu19.10.1_amd64.deb
> E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
se puderem me ajudar, não queria passar pelo caminho da formatação novamente, visto que estou em abstinência e sou membro da SDA.
Vlw pela força!!
Tenta:
$ sudo dpkg --configure -a; sudo apt-get install -f
Opa, tentei e retorna o mesmo erro ao rodar o sudo apt-get install -f
Estava com o mesmo erro no Debian 10 ‘buster’ a unica solução que encontrei pesquisando pelos fóruns foi a de relatos de que faltava espaço em disco e precisava reinstalar. Foi o que eu fiz e deu certo.

Estava com o mesmo erro no Debian 10 ‘buster’ a unica solução que encontrei pesquisando pelos fóruns foi a de relatos de que faltava espaço em disco e precisava reinstalar. Foi o que eu fiz e deu certo.
Caso não seja este seu problema, tente o seguinte:
sudo apt-get purge piper -y
Apague a pasta:
/usr/lib/python3/dist-packages/piper
Apague o arquivo:
/var/cache/apt/archives/piper_0.3+git389-604f5e7-201911112357~ubuntu19.10.1_amd64.deb
Execute o comando:
sudo dpkg --configure -a && sudo apt-get install -f
Caso realmente necessite instale novamente o piper.
Opa. Obrigado @Miura mas sofro da SDA e já estou no Ubuntu Mate 18.04 LTS. Mas obrigado se eu tiver uma recaída e voltar para o Debian vou fazer o que vc falou. Obrigado.
Sofremos (Eu também!) de SDA então!!!
Huahuahuahuahuahuahua!!!
Assim que chegar em casa do trabalho testo suas dicas, mas acho que se não der certo, vou ter mais uma recaída, estou desde ontem analisando umas distros.
SDA