Erro ao atualizar: NO_PUBKEY

Boa noite pessoal!

Gostaria de uma ajuda da galera expert por favor.

Quando jogo no terminal sudo apt update aparecem os erros ai do print!

Não sei como arrumar, alguém pode me ajudar?

Valeeu!

Olá, @Aluizio!

Eu não sei como você adicionou esse PPA, mas por algum motivo está faltando a chave dele, ou a chave está inválida.

Tem duas possíveis soluções:

1. Entrar no programa “Fontes de Aplicativos”, ir na aba “Manutenção” e usar a opção “Adicionar chaves ausentes”. Isso deverá baixar a chave e resolver o problema.

2. Se não resolver, pode tentar remover o PPA e depois adicioná-lo novamente. Para removê-lo, use o mesmo programa que citei, entre na aba “PPAs” e remove as entradas referentes ao PPA “ubuntuhandbook1”. Depois, para adicioná-lo, use o comando:
    sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/ppa
    (Fonte: ubuntuhandbook's PPA : Panda Jim)

Só para explicar melhor, essas chaves servem para garantir a autenticidade e integridade dos pacotes disponibilizados pelo PPA. Sem essa chave o gestor de pacotes não pode confiar nas informações, e por isso aborta tudo, pois não tem como garantir a integridade do sistema sem essas informações.
E PPA ou Repositório Adicional, são termos usados para definir repositórios de pacotes .deb. Todas as distribuições usam alguns repositórios considerados oficiais para distribuir os pacotes mantidos oficialmente pela equipe de desenvolvimento, e tem esses outros reps. que disponibilizam pacotes com versões mais atuais ou que não existem nos reps. oficiais.

2 Curtidas

Boa tarde @brunonzanette!

Já fiz esse caminho que você falou e apareceu uma lista de chaves ausentes. Mas aqui pede para que eu adicione manualmente elas, coisa que não sei como fazer.

Segue o print a seguir:

CHAVES

Muito estranho aparecer que faltam as chaves de todos os repositórios, mas de acordo com a saída do comando apt update o problema é apenas com o PPA que citei. Então, apenas para verificar se é só ele mesmo, você pode desativá-lo com o programa que eu falei e, se realmente for ele, depois usar os comandos para adicionar o PPA novamente, como eu expliquei.

E sendo mais preciso, PPAs/Rep.Adicionais são recursos bem delicados, e devem ser usados apenas se realmente for necessário. Por essa imagem, você está usando 2 e mais um do OpenSuse que aparece na imagem do terminal. Eu recomendo você desabilitar todos e usar a opção “Remover pacotes de terceiros” (na aba “Manutenção” do programa “Fontes de Aplicativos”) para remover aqueles que você não usa.

Por exemplo, eu realmente não recomendo você usar o aplicativo “y-ppa-manager”, pois ele é muito antigo e defasado. Provavelmente você o adicionou para tentar corrigir esse problema, mas ele pode causar ainda mais problemas.

1 Curtida

@brunonzanette, muito obrigado pela ajuda colega!

Removi o app manager como você indicou e removi tambem as PPAS e eis o resultado:

captura2

Agora acho que zerou, correto?

1 Curtida

Blz! Agora sim!
Agora você pode usar tanto o comando sudo apt upgrade quanto o gerenciador de atualizações para manter o sistema atualizado. E ao adicionar um PPA, primeiro avalie se realmente é necessário (maioria das vezes o pacote já existe nos reps. oficiais) e após adicionar verifique se o apt update funcionou corretamente.

1 Curtida

Isso ai! Erro de principiante que fica fuçando. Mas das próximas vezes terei bastante cautela ao fazer qualquer procedimento.
Valeu colega!

:metal:

1 Curtida