Erro ao atualizar alguns recursos do sistema

Boa tarde a todos.

Utilizo o Ubuntu 24.04.1 como OS principal há alguns meses e sempre atualizei os pacotes pelo terminal, usando o sudo apt update e sudo apt upgrade, além das atualizações feitas pelo próprio Software Updater semanalmente.

No entanto, recentemente as atualizações passaram a ficar demoradas devido a essa mensagem que começou a aparecer:

Após isso a atualização segue normalmente, atualiza alguns pacotes, mas no fim sempre falha e não consegue atualizar alguma coisa. Por exemplo, agora rodei o comando para atualizar, e esses foram os erros no fim do log:

Alguém saberia me explicar o que aconteceu ou o que fiz, e como posso corrigir?

Desde já agradeço.

Boa tarde rapaz, você forçou a instalação do kernel 6.11 no ubuntu cujo kernel atual dele é o 6.8?
A ideia seria você desinstalar esse kernel 6.11 para que o sistema volte ao normal.

2 curtidas

De alguma forma você acabou instalando o kernel 6.11 no seu Ubuntu 24.04, isso provavelmente é fonte de muitas incompatibilidades e erros no seu sistema…

Esse kernel só está disponível no Ubuntu 24.10 atualmente, logo você teria que ter rodado um sudo do-release-upgrade em algum momento para atualizar a distribuição como um todo, mas fosse esse o caso esses erros não deveriam estar acontecendo.

1 curtida

Por curiosidade, qual a saída do comando cat /etc/apt/sources.list ?? Estou achando que o seu sistema está no 24.04 mas você está utilizando do 24.10

Entendi.
Sinceramente não sei como pode ter acontecido, pois sempre utilizei os comandos do mesmo modo para atualizar o sistema.
Agradeço a explicação, vou ver o que posso fazer.

Estou utilizando o Noble Numbat mesmo:

Como respondi ao amigo de baixo, sempre utilizei os mesmos comandos simples para atualizar o sistema, nada diferente. Não sei como isso pode ter acontecido.

Dei uma pesquisada, e utilizando comando uname -r para ver a versão do kernel, ele retorna a versão 6.8 mesmo:

gabriel@gabrielUbuntu:~$ uname -r
6.8.0-52-generic
gabriel@gabrielUbuntu:~$

Muito estranho ele estar puxando o kernel 6.11 por isso perguntei do sources.list e muito provavelmente ele ainda está no seu cache local. Caso dê problema novamente, tenta limpar o seu cache de antes de tentar atualizar com o comando sudo apt clean

1 curtida

Tentei aqui amigo e continua com os mesmos erros. Mas, olhando com mais atenção, vi que meu sistema foi atualizado hoje para a versão 24.04.2 LTS que foi lançada recentemente.
Vi algumas notícias de que esse update traria mesmo o kernel 6.11, então poderia ser que o sistema está se preparando para a atualização completa do kernel em alguns dias?