Erro ao ativar o Nested Virtualization em uma máquina no Hyperv

Olá pessoal! Espero que estejam todos bem.

Estava realizando um experimento em um laboratório e precisei configurar virtualização aninhada (nested virtualization) em uma máquina virtual no Hyper-V. Para aqueles que não estão familiarizados, a virtualização aninhada é quando uma máquina virtual é executada dentro de outra máquina virtual, em vez de diretamente no hardware físico.

No entanto, para minha surpresa, ao tentar iniciar a máquina virtual, encontrei um erro no console do Hyper-V. Estranhamente, isso nunca tinha ocorrido antes, já que realizei virtualização aninhada com sucesso várias vezes anteriormente.

Recentemente, instalei o VirtualBox na mesma máquina onde o Hyper-V está sendo executado. Inicialmente, tudo funcionou bem, mas em determinado momento começou a ocorrer telas azuis sem motivo aparente, então decidi desinstalar o VirtualBox. Curiosamente, após desinstalá-lo, ao tentar configurar a virtualização aninhada, deparei-me com esse erro.

Alguém já enfrentou esse problema anteriormente? Se sim, como foi resolvido? Agradeço qualquer ajuda ou sugestão que possam oferecer.

O erro diz claramente que o sua máquina não tem suporte a Virtualização Aninhada, das duas uma, ou ta desabilitado ou não tem realmente

Tente esse comando antes de inciar sua VM:

Abra o Powershell e cole isso lá trocando pelo nome da sua VM
Set-VMProcessor -VMName <VMName> -ExposeVirtualizationExtensions $true

Diga se deu certo

Também tire um tempo para ler a documentação do Learn

Obrigado! Tentarei ler a documentação.

Eu já rodei esse comando antes de tentar iniciar a VM. Mas é estranho porque lembro que já conseguir aninhar algumas VMS. No entanto, quando diz isso, eu usava o w11 como SO principal.