Erro ao adicionar PPA

Olá! Não estou conseguindo adicionar a PPA do Krita no Linux Mint 19.1.

No site do Krita fala que a PPA funciona no Linux Mint (https://krita.org/en/download/krita-desktop/).

Abri o terminal e coloquei o comando “sudo add-apt-repository ppa:https://launchpad.net/~kritalime/+archive/ubuntu/ppa” e tive essa mensagem como resposta: Não foi possível adicionar o PPA: ‘Expecting value: line 1 column 1 (char 0)’.

2 curtidas
sudo add-apt-repository ppa:kritalime/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install krita
2 curtidas

Tem alguma explicação para quando eu for adicionar outras PPA já saber o que fazer?

1 curtida

é so botar os comando na ordem

Quando você viu o link do PPA no site, o mesmo não quis dizer que era pra tu fazer o comando em cima do link, ele pediu pra você clicar no link pra ver a informação de adição do PPA.
Todo repositório PPA tem o mesmo padrão.
Entrando no site você obtém a explicação:

Bem vindo ao Krita Lime PPA!

Este PPA entrega os pacotes Krita mais frescos para o Ubuntu, selecionados diretamente
pelos desenvolvedores da árvore de fontes.

Se você tiver o Ubuntu 16.10 ou mais recente, por favor use o Krita deste repositório, esta é uma maneira oficialmente recomendada juntamente com as compilações do AppImage.

Para instalar o Krita, basta digitar:

Aí vem a linha do comando que lhe indiquei.
É padrão, é só seguir sempre o mesmo esquema

sudo add-apt-repository ppa:kritalime/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install krita
3 curtidas

É porque no site do Krita foi dado um link, o @elppans simplificou colocando apenas kritalime/ppa.

Agora entendi. Eu abri o link e vi lá. Muito obrigado, agora sei instalar PPAs. :grin:

2 curtidas

Você não colocar a URL completa do PPA como você fez:

sudo add-apt-repository ppa:https://launchpad.net/~kritalime/+archive/ubuntu/ppa

ppa: é um protocolo, nele você passa apenas o nome do ppa não a url completa (launchpad…):

sudo add-apt-repository ppa:kritalima/ppa
1 curtida

Mas não seria mais intuitivo pela interface gráfica

1 curtida

Para um iniciante é sim, mas se a linha já tá lá, é mais rápido copiar, abrir o terminal e colar.
Também foi escolha do autor fazer assim

2 curtidas

E como seria para adicionar pela interface gráfica?

1 curtida

No Mint seria usando o aplicativo Fontes de Aplicativos

2 curtidas

Obrigado por me ensinar tanta coisa. :kissing_closed_eyes:

2 curtidas

Além disso, o Krita hoje tem versão Flatpak e Snap, talvez seja até mais simples ter a última versão dessa forma.

3 curtidas

Sem contar que usar ppas pode deixar o sistema instável, nesse caso para ter a última versão de um programa prefiria o flatpak, ou mesmo o snap (dependendo de qual estiver a versão mais atualizada)

1 curtida

Eu adicionei a PPA e depois apareceu a nova versão no Gerenciador de Atualizações. Atualizei. Agora posso retirar a PPA? Vai causar algum problema no programa?

2 curtidas

No momento não há problema algum, mas já aconteceu de algumas pessoas não conseguirem atualizar mais o pacote depois de dar um upgrade da distro de uma versão para a outra. Neste caso deve esperar o repositório ter suporte para a nova versão da distro, ou desativar este repositório e ver no site se há algum repositório novo ou fazer download do pacote direto, no site.

Por isto a recomendação de usar um Snap ou Flatpak ou até mesmo AppImage, se possível.
Se houver o Aplicativo em um dos 2, prefira a versão deles pois é mais seguro e evita quebra de pacotes no futuro

2 curtidas