Erro 1698 - PHPMyAdmin

Boa noite galera. Estou com problemas para usar o MySQL, PHPMyAdmin e Workbench. Fiz toda a configuração do usuário via console, mas mesmo assim continua apresentando erros. Não existe banco, está tudo zerado.

Sistema: Kubuntu 19.04

Obs.: já segui esse tutorial.

Olá @Anotso, beleza?

Compartilhe a mensagem de erro e explique um pouco mais sobre o problema, para que seja possível a gente tentar te ajudar. :slight_smile:

Bom dia. Fiz a instalação de tudo conforme o link que postei, mas na hora de tentar acessar o PHPMyAdmin ele apresenta uma crítica, 1698 ACCESS DENIED FOR USER, com esse erro e nega o acesso a tudo referente a base de dados. Isso afeta até o Workbench. Já no terminar eu consigo entrar no servidor MySQL usando o usuário e senha criados no ato da instalação.
Uma coisa que achei estranho é que no tutorial aparece as tabelas básicas que vem junto com o SGBD e quando do um show databases ele não retorna o resultado. Portanto, conclui-se de que não existe a base de dados.

Obs.: estou longe do PC, por isso que não postei um print do erro

Grandes chances do problema ser com as permissões de usuário, em uma instalação normal do MySQL o acesso do root é bloqueado, funcionando apenas via terminal.

Para validar se é esse o problema, crie um usuário e libere as permissões de acesso dele para:

• O IP da sua máquina e/ou para o hostname do seu computador, caso esteja em uma rede com domínio.

Ajuste as configurações do PhpMyAdmin e teste novamente. Eu uso o Workbench por preguiça de ficar digitando os comados e só funcionou para mim fazendo dessa forma.

1 Curtida

Vou fazer um teste numa VM que possuo do mesmo sistema, mas nessa vou baixar o MySQL do site oficial e depois instalar o PHPMyAdmin. Deixei de usar o Workbench pq o sistema Web é mais pratico e agiliza o serviço

1 Curtida

Consegui!!! Tive que refazer parte da instalação.

Acesse o mysql via terminal como root e crie um usuário com permissões necessárias para suas rotinas.
$ sudo mysql -u root -p

$ [MySQL] ou [MariaDB] > CREATE USER ‘novousuario’@‘localhost’ IDENTIFIED BY ‘password’;
$ [MySQL] ou [MariaDB] > GRANT ALL PRIVILEGES ON * . * TO ‘novousuario’@‘localhost’;
$ [MySQL] ou [MariaDB] > FLUSH PRIVILEGES;

1 Curtida