Entrada e Saída de áudio padrão no Ubuntu 22.04 LTS

Olá pessoal.

Recentemente comecei a usar o Ubuntu 22.04.03 LTS na minha máquina de trabalho e tudo que eu preciso usar funciona perfeitamente.
Eu utilizo um sistema de telefonia chamado Zoiper para as ligações que preciso fazer e receber durante o dia. Porém, todas as vezes que chego para trabalhar eu preciso alterar a entrada e saída de áudio para meu fone, porque ao que parece, todas as vezes que eu reinicio o PC, ele volta para a configuração padrão e tenho que alterar manualmente.

Existe uma forma de salvar essa opção de usar meu fone como dispositivo padrão sem precisar alterar todas as vezes?

Ubuntu 22.04.03 LTS

Se não estou enganando, dispositivos como Headphones ou conectados na entrada frontal tem prioridade sobre as demais saídas, não sei se existe opção em definir uma padrão mais pelo menos para min isso nunca em incomodou.

eu lembro ter resolvido isso uma vez com meu fone bluetooth mas foi pelo terminal e faz mais de um ano então não lembro mais o que fiz acho que tinha algo relacionado ao pactl mas não tenho mais certeza.

Acho que é uma questão de hardware, também. Pois, no meu laptop, quando um fone é conectado na entrada P2 a saída padrão meio que “vira” o fone e fica impossível reproduzir áudio nos speakers do laptop até que o fone seja retirado.

eu acho que é firmware não hardware isso acontece comigo no android mas resolve instalando um app creio ser possível no linux também mas existe chance de ter me enganado.

Esse é o comportamento correto (a não ser que vc já ligue o Ubuntu com o seu fone conectado aí ele deveria já alterar a entrada automaticamente para o fone).

Mas é exatamente isso. Eu já inicio o sistema com os fones conectados, mas mesmo assim tenho que alternar manualmente. Achei que o padrão seria priorizar os dispositivos adicionais conectados.

1 curtida

acho que lembrei o comando que usei deve ter sido pactl set-default-sink <nome do sink aqui>

o tal do nome do sink você descobre com pactl list | less

basta procurar a linha que começa com Sink #1 ou #2 ou #3 ou o que qizer e pegar a linha name: <o nome do sink vai estar aqui>

para o microfone é pactl set-default-source seguindo exatamente a mesma ideia.

eu espero que isso resolva :slightly_smiling_face:.