Como funciona o "sudo" no Linux - Entendendo o principal

Muito legal!
Obrigada por compartilhar :heart:!!!

5 curtidas

Muito bom.

Sugestão

Seria legal adicionar sobre su

Su não é sudo.

Já vi muita gente achando que era a mesma coisa.

4 curtidas

Vou fazer, é o próximo inclusive

2 curtidas

Obrigado, foi seu relato que me motivou a postar novamente

3 curtidas

Show!
Estou fazendo um trabalho para o curso que, em um dos tópicos, fala para explicarmos sobre o sudo. Já me deu o pulo do gato ai =D, valeu!

4 curtidas

Sempre achei sudo = su, obrigado por compartilhar.

3 curtidas

Dois adendos:

  • Os 30 minutos também podem ser reativados no terminal atual com unset -f sudo. Agora digitar sudo vai dar, novamente, os 30 minutos.

  • O sudo vem com o programa visudo, que permite você editar a configuração do sudo, e avisa se você errou alguma coisa. É útil para a dica a seguir:
  • Pode-se mudar ou mesmo remover definitivamente a tolerância de 30 minutos indo /etc/sudoers e colocando a linha: Defaults timestamp_timeout=MINUTOS. Troque MINUTOS pela duração (em minutos) que você quer que dure a tolerância (por exemplo, 0).
7 curtidas

O pessoal aqui está animado pra escrever. Parabéns pelo material!

3 curtidas

Exatamente, eu só preferi algo mais simplificado e plug and play

1 curtida

Nossa muito legal Natanael.755 eu realmente consegui entender direitinho. O senhor (e muita gente aqui do grupo) possui uma didática incrível!

Isso foi bem esclarecedor. Agora acho que entendo. No meu computador atualmente só consigo instalar coisas e atualizar no modo “root”. Acho que isso significa que não preciso usar o comando “sudo”, afinal, não é necessário “forçar” o comando né?..

Para atualizar por exemplo eu faço apenas: [root@Arch ~]# pacman -Syu

Ps.: Muito obrigada por se lembrar de mim, mas… que relato rsrsrs?:thinking:

2 curtidas

Pode fazer a atualização com sudo também, com sudo pacman -Syyuu

Já com Flatpaks não se deve usar sudo, nem para instalar nem para atualizar

3 curtidas

Oi Rodrigo_Chile! Tudo bem contigo? :v: :grin: :v:
Então, me disseram para nunca usar este comando sudo pacman -Syyuu porque ele atualiza a raiz do sistema, o kernel, e pode dar incompatilidade com meus arquivos (acho que foi isso)…
Eu estranhei pq o Arch justamente é rolling release, se eu não puder atualizar o sistema qual a graça rsrsrs? Posso rodar este comando então?

2 curtidas

Não, não… para atualizar as distros baseadas em Arch, pode usar esse comando sim, é o recomendado

2 curtidas

5 postagens foram divididas em um novo tópico: Snaps, Flatpacks ou AppImage oferecem algum risco ao sistema?

Certo. Pode deixar então. Obrigada!

2 curtidas

Lendo e transcrevendo vão surgindo dúvidas rsrsrs.

Este “i” é sempre minúsculo mesmo?

Não entendi muito bem… O que é encamento? Ele faz parte do parâmetro S mas nunca tinha ouvido falar neste termo rsrsrs.

Eu já ia perguntar qual a diferença entre “sudo” e “su” eu podia jurar que era a mesma coisa :sweat_smile: :joy: :joy: Mas agora vou jogar no man su e comparar com o que o senhor escreveu neste postagem! Beeem mais tranquilo e fácil assim!

1 curtida

Sim, no Linux parâmetros são case sensitive, isso significa que eles diferenciam maiúsculas de minúsculas

Encanamento é você colocar um | entre os comandos, é como se a saída do comando a esquerda fosse “canalizado” para o da direita

Exatamente, a menos que você não queira usar o usuário root por qualquer motivo

Você não precisa anotar tudo, o fórum tem um recurso pra você salvar o que achar interessante:

7 curtidas

Muito obrigada pelas explicações Natanael.755!

Caramba eu nunca imaginar que isso existia :see_no_evil: :joy: :joy: muito obrigada!
Mas eu tenho que anotar, pq infelizmente não fico o tempo que gostaria com o computador estudando, então, vou anotando em folha sulfite, depois passo a limpo em um caderno para estudar e por fim, faço uns cartõezinhos como os de Yu Gi Oh! ou Magic, aí fico lendo na cama até bater o sono rsrsrsrs. Dá um pouco de trabalho mas eu gosto rsrsrs.

3 curtidas

@swatquest @hiyan @xande @Ana_Paula

Acabei de fazer o artigo sobre o su:

5 curtidas

Me baseei no seu artigo para fazer meu trabalho; pretendo fazer um artigo sobre meu trabalho, se você tiver linkedin, me passa p eu referenciar você :smiley: