[ENQUETE] Sobre o CSD (cabeçalho dos programas Gnome e elementaryOS)

O CSD é uma iniciativa do projeto GNOME Que visa substituir a tradicional combinação Barra de título + Barra de menus + Barra de ferramentas em uma barra só, olha o Nautilus:

Note que que você não tem a “Barra de título” (o botão “Fechar” fica na barra de ferramentas e a ação de mover a janela é trazida pela própria barra de ferramentas. A barra de menus passa a ser condensada em um único botão com o simbolo ☰ , ou seja o menu hambúrguer dos celulares

Feito as devidas apresentações, eis a pergunta: O que vocês acham desse padrão de design?

• Eu gosto, acho produtivo
  • Eu não gosto, acho improdutivo mas ainda sim uso
  • Não uso nenhuma aplicação com isso
  • Indiferente porque…

0 votantes

Curiosidade: ☰ é o trigrama (conjuntos de 3 símbolos) para céu no I Ching, todos os símbolos são Yang uma forma de representação considerando Yin como 0 e Yang como 1 é: 111 seu oposto é naturalmente o trigrama terra ☷ (note que todas as linhas estão cortadas no meio)

1 Curtida

O CSD é algo que simplesmente não funciona com aplicativos mais complexos, o resultado é que uma parte dos aplicativos utiliza CSD e outra parte mantém os tradicionais menus, tornando o sistema inconsistente. O fato do Adwaita ter bordas tão grandes também não ajuda, o espaço que deveria ser economizado acaba sendo desperdiçado, no geral, é uma solução para um problema que não existe.

3 Curtidas

É verdade, existe um hack que remove a função CSD e deixa o sistema mais harmonioso, principalmente pelo fato de que a maioria das aplicações de uso intensivo não usa CSD e nem sequer seria capaz de se integrar a esse formato se não com a presença de um ‘global menu’ estendido.

2 Curtidas