A maioria dos tuxers sabem que a melhor distro é aquela que você melhor se adapta de acordo com seu gosto, necessidades e modo de uso. Sem pretensão nenhuma de premiar, definir ou criar debate, decidi criar essa enquete para talvez até a ajudar usuários a entender o mundo de incontáveis OS Linux e dar uma ideia onde cada uma se encaixa no gosto/uso popular.
Selecionei as distros que considero ser as mais conhecidas, tentando também diversificar o máximo. Separei votações por categorias diferentes para avaliar o que os usuários sentem entre diferentes características. Vale salientar que as votações não necessariamente contém visão técnica.
- Qual distro você considera como a mais estável/sólida?
Arch Linux
Debian
Deepin
Elementary
Fedora
Linux Mint
Manjaro
MX Linux
openSUSE
Pop!_OS
Slackware
Solus
Ubuntu
Zorin
Outra (especifique nos comentários)
0votantes
- Qual distro você considera como a mais leve independente da interface gráfica, ou seja, a distro que teria melhor aproveitamento de hardware?
Arch Linux
Debian
Deepin
Elementary
Fedora
Linux Mint
Manjaro
MX Linux
openSUSE
Pop!_OS
Slackware
Solus
Ubuntu
Zorin
0votantes
Qual distro você considera como a mais segura?
Arch Linux
Debian
Deepin
Elementary
Fedora
Linux Mint
Manjaro
MX Linux
openSUSE
Pop!_OS
Slackware
Solus
Ubuntu
Zorin
0votantes
- Qual distro você considera ter os melhores recursos de produtividade e/ou praticidade?
Arch Linux
Debian
Deepin
Elementary
Fedora
Linux Mint
Manjaro
MX Linux
openSUSE
Pop!_OS
Slackware
Solus
Ubuntu
Zorin
0votantes
- Qual distro você acha a mais bela, ou seja, independente da interface gráfica, a que se destaca pela atenção em design e estilo?
Arch Linux
Debian
Deepin
Elementary
Fedora
Linux Mint
Manjaro
MX Linux
openSUSE
Pop!_OS
Slackware
Solus
Ubuntu
Zorin
0votantes
- Qual dessas distros você não conseguiu se adaptar de jeito nenhum?
Arch Linux
Debian
Deepin
Elementary
Fedora
Linux Mint
Manjaro
MX Linux
openSUSE
Pop!_OS
Slackware
Solus
Ubuntu
Zorin
Não tive problemas de adaptação com nenhuma
0votantes
- Qual distro você considera como a mais fácil de instalar?
Arch Linux
Debian
Deepin
Elementary
Fedora
Linux Mint
Manjaro
MX Linux
openSUSE
Pop!_OS
Slackware
Solus
Ubuntu
Zorin
0votantes
- Qual distro você considera a melhor opção para iniciantes do mundo Linux
Vacilei aqui, acabei marcando Ubuntu sem ler direito a pergunta. Era para ter marcado Debian.
Acredito que pela sua filosofia e por ser a distribuição “lego”, não tem muito o que discutir sobre isso. Arch é a escolha óbvia ao meu ver.
Eu marquei “outra” porque isso é algo bem relativo. Segurança depende mais do usuário do que do sistema, mas se você estiver falando sobre atenção a bugs e correções de problemas referentes a segurança, eu diria Ubuntu.
Novamente, isso é relativo. Algo produtivo ou prático para um pode não ser para outra pessoa. Enfim, se eu tivesse que escolher uma distribuição que oferece o melhor suporte e praticidade para o usuário geral, diria que é o Ubuntu por ser o sistema que mais impulsiona o Linux em Desktops no que nos referimos a facilidade/praticidade, seja via suporte a hardware ou disponibilidade de software.
Particularmente, eu gosto do visual do Elementary.
MX…
Acho que boa parte dos instaladores são tranquilos de serem utilizados hoje em dia (com excessão daquele trambolho de instalador do Fedora), mas como preciso escolher um, darei o voto para o instalador do Ubuntu por ser Mr. Catra dos instaladores.
Ok, essa é um pergunta complicada. Eu escolhi o Ubuntu por o Ubuntu ser o Ubuntu, mas além dele, eu escolheria o Zorin, até mesmo em comparação ao Mint. Ao meu ver, o Zorin é a melhor experiência familiar que um usuário novato pode ter.
Ubuntu. Razão: cansei de ficar me preocupando com distribuição, formato de pacotes e outras coisas banais, então escolhi a maior e ponto final.
Não é nem questão de considerar, elas são de fato neste no caso. Tratam-se das distros que já nascem para rodar em computadores antigos ou com hardwares limitados:
Puppy Linux e toda sua família;
Lubuntu;
Xubuntu;
Raspbian Desktop x86;
Peppermint;
Linux Lite;
Slax;
Slitaz;
Bodhi Linux;
Tiny Core;
Sparky Linux;
Microwatt;
Q4OS;
AntiX Linux;
Archbang;
Busenlabs.
Para citar algunmas. A questão é que elas não estão entre os mais populares.
P.S.: Disse nenhuma, mas, o MX está presente, então se fosse citar uma da lista, escolheria ela.
Não sei se é o caso de comparar Windows com Linux nesse quesito. São OS de construção completamente diferente. Tenho Windows no meu notebook rodando pouquíssimos aplicativos em segundo plano, mesmo assim, por muitos momentos ele lerda no carregamento de janelas e softwares. Comparando com uma interface gráfica das mais “pesadas” como Gnome por exemplo, consigo usar diversas aplicações com muito mais fluidez.
Na real, acho que é certo dizer que o Windows é mais inteligente na administração de hardware, mas o OS em si é pesado demais, fazendo com que fique elas-por-elas. Entende?
Acredito que rodando num computador de configuração robusta, essas diferenças acabam ficando quase que imperceptíveis.
Bem certo seu ponto, infelizmente nem e por conta do que roda na RAM mas e graças ao filesystem que e lerdo pra caramba kkkkkkk
Mas fora o windows eu colocaria um voto no ubuntu(junto as derivadas exceto debian) por rodar eficiente em qualquer hardware
Bom, tenho uma distro meio desconhecida que vale a pena mencionar e divulgar https://garudalinux.in
Como podem ver, garuda linux é uma distribuição indiana/alemão qué foca para o lado gaming
Agora vocês vão dizer, é sempre a mesma voisa
A minha resposta é não, querem saber o porquê?
Muitas distros não vêm com o kernel zen por padrão, o btrfs só se encontra nativamente no opensuse, no Fedora e (sim) agora por 0adrao no Garuda Linux
É derivado do arch mas á primeira vista as pessoas podem pensar que pode ser um Manjaro modificado
Não é isso, o Garuda Linux compilou para os repositórios garuda muitas aplicações do Manjaro, bem como algumas do mx Linux e de certeza que num futuro trará mais aplicações
-espera, você disse que se parecia muito com o Manjaro, em que parte estás a falar?
Antes de mais calma, o garuda linux não atrasa os repositórios do arch como no manjaro, tem o gerenciador de kernel, o pamac-aur que é um pamac do Manjaro só que para o aur (sem suporte a snaps nem a flatpaks) mas não se preocupem, instalando o pamac-all esse suporte será ativado automaticamente (mas tem que adicionar os repositórios flatpak) o btrfs tem compactação zstd e está disponível na maioria das interfaces, destacó o recém chegado cinnamon e o que eu utilizo, interface deepin
Para dúvidas sobre a distro podem falar neste fórum https://forum.garudalinux.in ou então aceder ao grupo no telegram