Enfim saiu o Deepin 20!

Não sei se está disponível em ambas as versões ou apenas na comercial, mas, sei que precisava estar configurada toda para o padrão chinês.

O problema é que instalar e usar em mandarim é quase impossível se não se tiver ao menos um conhecimento básico dos ideogramas, então até para testar esse recurso está complicado.

Era pra ter saído na sexta, mas cá está meu review sobre o Deepin 20.

5 curtidas

Finalmente saiu. Hora de começar a preparar um pendrive e torcer pra dessa vez dar certo…

Minha dica: espera mais uns meses, ver se eles corrigem os bugs.

Nunca cheguei a conseguir instalá-lo no meu notebook. É uma triste novela que se arrasta desde junho de 2019 :cry:

Como eu já suspeitava, apesar das ferramentas legais, em se tratando da interface gráfica em si eu preferia o DDE anterior.

Aqui está rodando bem liso, processador g4560, 8gb de ram e gtx 1050. O libreOffice poderia ter uma interface parecida com a que a do zorin os implantou. Até agora está tranquilo a utilização.

Experimenta remover o LibreOffice instalado por padrão e o reinstalar pelo Flatpak.

1 curtida

Instalei o tema gtk3 e melhorou muito a aparenceria.

1 curtida

É, a novela continua, e provavelmente nunca chegará ao fim…

Quais distros já estão com o novo DDE? Arch e seus derivados, Fedora? :thinking:

Como não sou expert em linux, não sei dizer se uma distro pode funcionar melhor com um conjunto de hardware do que outra distro. Fato é que, eu estava usando o Pop_OS e constantemente eu tinha problemas de lag no sistema. Estava com o chrome aberto por exemplo e para navegar entre as abas era bem complicado depois de um tempo de utilização do sistema, simplesmente começa a dar lag em tudo, além do consumo exagerado de RAM, tenho 27GB de RAM e o sistema chegava a consumir acima de 50% da memória.
Instalei o Deepin 20 e a diferença é absurda, o consumo de RAM não chega a 20%, o sistema está rodando liso liso liso e estou usando exatamente as mesmas aplicações q usava no POP. Eu uso o /home compartilhado então instalei exatamente todos os mesmos Apps, inclusive alguns em Flatpak e Snap.
Consigo abrir até uma quantidade maior de abas no Chrome, consigo rodar o DBeaver de uma forma que não conseguia no POP, mto liso, sem nenhuma “engasgada”.
Meu uso é 90% Web, acesso remoto e aplicação de banco de dados, não trabalho com aplicações para edição de imagens, vídeos e nem jogos e pouquíssima coisa com programação Web.
A única que tenho até momento para me queixar do Deepin é o tratamento quanto ao modo escuro, simplesmente tem apps que não tem como usar o modo escuro, quando aplicado não dá pra ler nada na aplicação, o efeito lâmpada mágica se perde após a reinicialização do sistema, o ícone do MS Teams fica duplicado na bandeja. Enfim, estou no início da utilização ainda, 2 semanas, vamos ver se essa estabilidade que preciso continua.

Pop OS! usa o Gnome, por isso o consumo gigantesco de memória.

Várias derivadas de Arch.

1 curtida

Pop_OS é conhecido por rodar muitos plugins e customizações, então ele é bem pesado mesmo.

Testei o Arco Linux com DDE há algumas semanas, porém tava havendo alguns bugs, então deixei pra lá.

Certamente já corrigiram, porém me dá preguiça ao pensar em ter que instalar outra distro no meu notebook :sweat_smile:

Eu tbm já testei a nova DDE em VM, é bonitona e talz… mas essa cor toda me dá nos nervos… eu gosto de DEs mais dark e sóbrias… daí preferir Gnome e Cinnamon. Até o XFCE, se bem cuidadinho, me atrai mais. Por isso acho que o Mint acerta, e os Gnome e Cinnamon do Manjaro são belíssimos… escuros e elegantes.

1 curtida

Só um pequeno spoiler
Não é nem o deepin store nem o deepines store