Enfim saiu o Deepin 20!

Com quase 1 ano de sua primeira divulgação (tá, eu sei que era o uOS, mas a interface e a base são as mesmas), finalmente a versão 20 do Deepin está entre nós.

Vou colher os dados oficiais hj a noite e de madrugada devo gravar um review para meu, Mestres em Linux.

Até lá, quem quiser saber um pouco mais sobre essa versão, segue um vídeo do Dio:

5 curtidas

Até que enfim. Aguardo o vídeo no canal.

Alguma mudança com uso?

Em que sentido?

Sim, existem novidades que não estavam presentes na versão Beta, mas te antecipo que tá pesado e deixaram a desejar na tradução da Deepin Store.

1 curtida

Demorou tanto tempo pra sair que eu não tô nem acreditando, vou deixar baixando aqui e depois eu instalo :smiley:

Pelas notas da versão, parece que trabalharam muito com autenticação biométrica. Como chineses tem obsessão com essas medidas de controle, é bem possível que essa distro se torne a melhor opção Linux para biometria.

1 curtida

Nativamente diz vir com ajustes de temperatura de cor, lembrei daquele usuário que procurava um recurso semelhante no Deepin, enfim veio, :smile:
Nível de transparência também poderá ser personalizado.
Notificações na tela de bloqueio com sons personalizados.
Dual kernel, Kernel 5.4 (LTS) e Kernel 5.7 (Estável), para atender quem estava reclamando que o Deepin não era uma boa opção para jogos.

Instalador gráfico mais amigável e com detecção automática de placas de vídeo Nvidia oferecendo a possibilidade de instalar os drivers proprietários já durante a instalação inicial.
Loja de aplicativos com recursos de inteligência para filtrar e estabelecer um perfil do usuário.
Vai dar para usar a biometria (impressão digital) até para obter permissão de root.
Gerenciador de dispositivos de hardware…
Anotações vocais.
Deepin Screenshot e Deepin Screen Recorder foram unificados.
Cheese por padrão.
Instalação em massa de pacotes deb.

Foi o que me chamou a atenção dentre aquilo que pude entender nas notas da versão.

1 curtida

Que legal! vou testar esse recurso assim que instalar o Deepin, depois eu digo se funcionou ou não.

1 curtida

@Pao_com_omlet esse tópico aqui foi criado ontem de manhã.

Acabei não conseguindo gravar a review nessa madrugada, mas bora comentar aqui mais uma novidade: o novo “Menu Iniciar”, que agora conta com uma barra de atalhos lateral semelhante aquela do Cinnamon.

O que acharam dessa novidade em específico?

2 curtidas

Gostei bastante, particularmente me agrada (em menu iniciar desse estilo) esses atalhos para partes “essenciais” do sistema na lateral esquerda.

Pesado no quẽ?
Uso de recursos?
Uso do armazenamento?
Ambos?

Aproveito essa mensagem para perguntar sobre os mirrors brasileiros e funcionamento do wifi no Deepin, melhorou? Pergunto porque nas versões passadas, foram relatados alguns problemas com os mirrors e o uso de qualquer rede wifi em dispositivos com o Deepin.

Queria ver se a assistente pessoal por voz ativa foi realmente implementada, mas, se o foi só está disponível com o sistema habilitado em mandarim.

Isso!
Mesmo algo simples, como abrir o menu, é demorado.

Pensei que estava disponível apenas para a versão comercial.

Não sei se está disponível em ambas as versões ou apenas na comercial, mas, sei que precisava estar configurada toda para o padrão chinês.

O problema é que instalar e usar em mandarim é quase impossível se não se tiver ao menos um conhecimento básico dos ideogramas, então até para testar esse recurso está complicado.

Era pra ter saído na sexta, mas cá está meu review sobre o Deepin 20.

5 curtidas

Finalmente saiu. Hora de começar a preparar um pendrive e torcer pra dessa vez dar certo…

Minha dica: espera mais uns meses, ver se eles corrigem os bugs.

Nunca cheguei a conseguir instalá-lo no meu notebook. É uma triste novela que se arrasta desde junho de 2019 :cry: