ENDLESS OS não pega vírus de jeito nenhum?

Me interessei por Linux em 2013 porque não pega vírus. Um ano depois (e mais experiente) descobri que não é bem assim. Só que, semana passada, ouvi dizer que uma distro chamada ENDLESS OS, tem a raiz e o sistema todo bloqueado. Isso quer dizer que é impossível pegar vírus, malware, spyware, ou qualquer outra coisa ruim???

0 Likes

nada é “impossível” mas o Endless não é o único a usar ostree, o Fedora Silverbluer e Atomic tbm são assim, o OpenSUSE também está trabalhando em uma tecnologia alternativa ao ostree com a mesma finalidade…

3 Likes

Utilizo Linux desde 1999/2000 e nunca vi um vírus, nem conheço alguém que tenha pego. Desde que você tenha boas práticas de segurança, como manter o sistema atualizado e não instalar pacotes ou repositórios de fontes duvidosas, é praticamente impossível ser infectado.

3 Likes

Olha isso provavelmente faz melhorar a segurança, mas no caso claro que sempre pode haver possibilidade de ter um vírus, no caso no linux como todos sabem não e tão comum ver um, pelo menos nunca peguei um kk, é so ter cuidado com fontes não seguras ou desconhecidas.

1 Like

No Endless não dá para instalar programas de fontes desconhecidas. Exceção à regra para os flatpak, que o sistema suporta. Mas no geral não dá. Mas também não dá para usar java, warsaw (aplicativo de segurança de bancos), dentre outros aplicativos.

1 Like

fastOS, me explica, por favor, como eu baixo o Silverblue e o Atomic no site do Fedora. Não tô entendendo nada quando entro no site do Fedora. Gosto de muita segurança, mesmo sem acessar banco. Sou usuário mais nutela, mas gosto de fuçar umas distribuições um pouco mais difíceis pra ir aprendendo mais. Desde já, agradeço.

0 Likes

recomendo você instalar o gnome boxes, e por ele testar essas distros, ele baixa e cria facilmente a VM com praticamente todas distros, assim pode fuçar a vontade…

ex:

1 Like

Valeu fastos2016, drakofrost, deyvid, ricardomoc :heart:

0 Likes