ENDLESS OS não pega vírus de jeito nenhum?

Me interessei por Linux em 2013 porque não pega vírus. Um ano depois (e mais experiente) descobri que não é bem assim. Só que, semana passada, ouvi dizer que uma distro chamada ENDLESS OS, tem a raiz e o sistema todo bloqueado. Isso quer dizer que é impossível pegar vírus, malware, spyware, ou qualquer outra coisa ruim???

1 curtida

nada é “impossível” mas o Endless não é o único a usar ostree, o Fedora Silverbluer e Atomic tbm são assim, o OpenSUSE também está trabalhando em uma tecnologia alternativa ao ostree com a mesma finalidade…

3 curtidas

Utilizo Linux desde 1999/2000 e nunca vi um vírus, nem conheço alguém que tenha pego. Desde que você tenha boas práticas de segurança, como manter o sistema atualizado e não instalar pacotes ou repositórios de fontes duvidosas, é praticamente impossível ser infectado.

3 curtidas

Olha isso provavelmente faz melhorar a segurança, mas no caso claro que sempre pode haver possibilidade de ter um vírus, no caso no linux como todos sabem não e tão comum ver um, pelo menos nunca peguei um kk, é so ter cuidado com fontes não seguras ou desconhecidas.

1 curtida

No Endless não dá para instalar programas de fontes desconhecidas. Exceção à regra para os flatpak, que o sistema suporta. Mas no geral não dá. Mas também não dá para usar java, warsaw (aplicativo de segurança de bancos), dentre outros aplicativos.

1 curtida

fastOS, me explica, por favor, como eu baixo o Silverblue e o Atomic no site do Fedora. Não tô entendendo nada quando entro no site do Fedora. Gosto de muita segurança, mesmo sem acessar banco. Sou usuário mais nutela, mas gosto de fuçar umas distribuições um pouco mais difíceis pra ir aprendendo mais. Desde já, agradeço.

recomendo você instalar o gnome boxes, e por ele testar essas distros, ele baixa e cria facilmente a VM com praticamente todas distros, assim pode fuçar a vontade…

ex:gnome%20boxes

1 curtida

Valeu fastos2016, drakofrost, deyvid, ricardomoc :heart:

O que seria essa alternativa ao ostree?

O Endeless é com certeza um dos mais seguros, seu modo fechado de funcionar, minimiza ao máximo essa possibilidade, é quase como pegar vírus em um console de videogame.

O topico já foi marcado como solução mas não responderam sua pergunta, vou responder ponto a ponto:

Considerando que ele ainda permite executar programas pela Home, o Endless OS tem a exata mesma segurança que qualquer outra distro, a única exceção são os wipers esses tem um efeito minimizado, já que o objetivo desse tipo de malware é literalmente destruir o sistema e como o sistema é readonly… mas essa proteção a mais só vai existir se o malware wiper não tiver acesso root

Isso ajuda mais na questão de destruição acidental por parte do usuário, por exemplo, na Internet na Internet existe uma piada sobre deixar o Linux mais rápido usando o comando

sudo rm -rf --no-preserve-root /

Esse comando apaga a raiz do sistema e como a raiz do sistema é somente leitura, ele não funciona no Endless OS… isso ajuda também na questão da atualização uma vez que teoricamente apenas o mecanismo de atualização pode modificar o sistema… vale lembrar que o uso de flatpaks só torna o sistema mais seguro se o flatpak vier de fontes mais segura


Resumo:

O Endless OS e demais sistemas ostree de fato são mais seguros, porém a segurança é mais contra um ato do usuário do que contra malwares, o sistema continua vulnerável a malwares

2 curtidas
1 curtida

Nenhum sistema operacional é imune a software malicioso. O que nós são sistema mais ou menos seguro e usuários mais ou menso prudentes.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.