EndeavourOS apresentando falha ao obter arquivos

Eu pensei o mesmo, que há problemas com mirrors aí. Acho bastante provável que rodando o reflector resolva. Mas veja primeiro as soluções propostas pelo @Capezotte

1 curtida

O Reflector já foi indicado e parece não ajudar (assim como ele não ajuda quem usa Artix – ele requer que software específico esteja rodando no mesmo servidor do repositório…)

Alterei o que pediu e apareceram outros erros:

Sincronizando a base de dados de pacotes...
 core está atualizado
 extra está atualizado
 community está atualizado
 multilib está atualizado
 endeavouros                           23,3 KiB  21,1 KiB/s 00:01 [------------------------------------] 100%
erro: falha ao obter o arquivo "core.db" de america.mirror.pkgbuild.com : Resolving timed out after 10000 milliseconds
erro: falha ao obter o arquivo "extra.db" de america.mirror.pkgbuild.com : Resolving timed out after 10000 milliseconds
erro: falha ao obter o arquivo "community.db" de america.mirror.pkgbuild.com : Connection time-out
atenção: muitos erros de america.mirror.pkgbuild.com, ignorando o restante desta transação
erro: falha ao obter o arquivo "multilib.db" de america.mirror.pkgbuild.com : Connection time-out
erro: falha ao obter o arquivo "core.db" de mirror.hackingand.coffee : Resolving timed out after 10000 milliseconds
erro: falha ao obter o arquivo "extra.db" de mirror.hackingand.coffee : Could not resolve host: mirror.hackingand.coffee
atenção: muitos erros de mirror.hackingand.coffee, ignorando o restante desta transação
erro: falha ao obter o arquivo "community.db" de mirror.hackingand.coffee : Could not resolve host: mirror.hackingand.coffee
erro: falha ao obter o arquivo "multilib.db" de mirror.hackingand.coffee : Could not resolve host: mirror.hackingand.coffee
erro: falha ao obter o arquivo "extra.db" de tick-tack.mynetgear.com : Resolving timed out after 10000 milliseconds
erro: falha ao obter o arquivo "community.db" de tick-tack.mynetgear.com : Connection time-out
erro: falha ao obter o arquivo "multilib.db" de tick-tack.mynetgear.com : Connection time-out
atenção: muitos erros de tick-tack.mynetgear.com, ignorando o restante desta transação
:: Iniciando atualização completa do sistema...
resolvendo dependências...
procurando pacotes conflitantes...

Pacote (1)                   Versão antiga  Versão nova    Diferença  Tamanho do download

endeavouros/eos-bash-shared  1.10.22-1      1.10.23-1       0,00 MiB             0,04 MiB

Tamanho total download:   0,04 MiB
Tamanho total instalado:  0,08 MiB
Alteração no tamanho:     0,00 MiB

Acho que pode ser problema com mirrors mesmo

Faça o mesmo procedimento com /etc/pacman.d/mirrorlist, que são os mirrors oficiais do Arch. Pelo menos, mudar o mirror do Endeavour deu futuro, então talvez fazer o mesmo com os originais do Arch dê certo.

(Recomendo priorizar os mirrors .br, que estão nas universidades brasileiras).

1 curtida

Pronto, achei o pacote pra resolver isso:

yay -S --needed eos-rankmirrors

Aí basta rodar eos-rankmirrors que ele gera outra lista de espelhos e salva no pacman.conf

2 curtidas

Mexeu nos espelhos, roda sudo pacman -Syyuu e yay-Syyu (acho que é assim com o segundo caso) e vamos ver se isso melhora

Depois de tentar isso e rodar o eos-rankmirrors, apareceu: “Fetching the latest available endeavouros-mirrorlist …
eos-rankmirrors: error: cannot fetch EndeavourOS mirrorlist info!”

Depois tentei um sudo pacman -Syyuu" apareceu:

:: Sincronizando a base de dados de pacotes...
 core está atualizado
 extra está atualizado
 community está atualizado
 multilib está atualizado
 endeavouros                             23,4 KiB  4,02 KiB/s 00:06 [--------------------------------------] 100%
erro: falha ao obter o arquivo "endeavouros.db" de de.freedif.org : Could not resolve host: de.freedif.org
atenção: muitos erros de de.freedif.org, ignorando o restante desta transação
:: Iniciando atualização completa do sistema...
resolvendo dependências...
procurando pacotes conflitantes...

Pacote (1)                   Versão antiga  Versão nova    Diferença  Tamanho do download

endeavouros/eos-bash-shared  1.10.22-1      1.10.23-1       0,00 MiB             0,04 MiB

Tamanho total download:   0,04 MiB
Tamanho total instalado:  0,08 MiB
Alteração no tamanho:     0,00 MiB

Aceita e provavelmente o melhor é dar um tempo - pode ser que tenha rolado uma queda do servidor deles, e os mirrors caem junto…

Mais tarde roda de novo pra atualizar mirrors e testa atualizar

O que eu estou achando estranho é que os erros vem e vão de modo imprevisível. No print do yay no tópico, 3/5 consultas ao AUR dão certo. Fora que a mirrorlist não foi alterada, e aí um erro apareceu. Todos os erros são de “Could not resolve host”.

Eu tenho suspeitas de servidor DNS com problema. Qual o conteúdo do /etc/resolv.conf aí?

2 curtidas

O estranho é que isso não é de agora, tem mais de uma semana que tá assim, mas como também uso o Pop, tava despreocupado com isso, só que a minha vontade é de usar o Endeavour como principal por um tempo…

1 curtida

Dá uma olha esse tópico aqui: Problemas com o Arch

Eu dei uma dica ao colega que resolveu, tente aí!

Só não recomendo você usar o mesmo mirror se não for esses dos Arch que sua distro usa.

Eu, por exemplo, estava tendo conflito com atualização do alsa-plugins e lib32-alsa-plugins, enfim, a ideia é colocar um mirror diferente da distro após limpar os arquivos.

2 curtidas

Já tô quase sem esperanças :confused:

Será que reinstalar o sistema resolve alguma coisa? Só queria usar meu Endeavour sem problemas…

Eu ia sugerir isso, faz um backup das coisas importantes que tu tem e reinstala o sistema…

1 curtida

Apenas isso

# Generated by resolvconf
domain bbrouter
nameserver 192.168.1.1

Tentei mudar pra vários outros mirrors do Brasil também, e também continuou na mesma…

Os mirrors daqui não andam lá essas coisas, escolha os da Alemanha e EUA, tem ping alto mas boa velocidade e estabilidade

Tente editar o arquivo /etc/resolvconf.conf (não /etc/resolv.conf, /etc/resolvconf.conf e adicionar a seguinte linha:

name_servers="4.4.4.4 8.8.8.8"

E rode sudo resolvconf -u.

Isso vai substituir o DNS da sua operadora pelo DNS da Google, que costuma responder melhor a sites mais de nicho.

(Se tiver alguma objeção à Google, há outros provedores como Cloudflare, OpenDNS, etc. - só não utilize o que está configurado no roteador).

4 curtidas

Cara, eu adicionei os DNS como recomendou, com a única diferença de eu colocar o 8.8.8.8 primeiro, não sei se faz tanta diferença.
Adivinha… o pacman e yay ficaram normais… aparentemente tá tudo normal aqui.

Eu tô impressionado, sério que o DNS causaria todo esse problema?

Só pra ter certeza, queria testar alterando o mirror pra qualquer outro e ver se funciona…

Mas, se o problema foi o DNS mesmo, por que usar o padrão causou isso?

1 curtida

Não faz, ambos são controlados pela Google e suponho que cedo ou tarde eles se sincronizem de algum modo.

Sim, o DNS é mecanismo pelo qual os computadores se identificam uns aos outros na rede por nomes normais em vez de números. Por isso que você consegue digitar google.com em vez de, sei lá, [5b33:6f3:7334:b67::533e] na barra do navegador.

Se o DNS não funciona, você recebe essas mensagens de erro (Could not resolve host, Não foi possível resolver domínio, etc.). Você também recebe quando a internet como um todo não funciona, mas como você consegue acessar o fórum normalmente e alguns downloads funcionam, eu eliminei essa possibilidade.

É uma explicação bem resumida, e eu francamente não sei muito de redes, talvez um dos membros do fórum com mais experiência em TI consiga explicar melhor.

Pelo que percebi aqui, por padrão o EndeavourOS confia que seu roteador está configurado com um DNS adequado (192.168.1.1 é um dos endereços, númericos mesmo, que o roteador pode assumir – geralmente, o padrão de fábrica é o DNS da sua provedora). Infelizmente, ele não está funcionando muito bem, causando esses erros intermitentes.

Talvez o Pop_OS! venha com algum mecanismo para “aparar” esses erros (como um DNS que rode dentro do seu PC, ou algum dos DNS de grandes empresas de tecnologia, como esse do Google, pré-configurado). Só lendo o /etc/resolv.conf do Pop_OS! pra descobrir se ele usa algum desses truques.

1 curtida

Entendi… Muito obrigado pela ajuda. Obrigado à todos que ajudaram…