EndeavourOS apresentando falha ao obter arquivos

Boa tarde

Há mais de uma semana vem ocorrendo esse erro utilizando o EndeavourOS. Já tentei resolver tentando mudar os espelhos com o Reflector Simple, mas não consegui.

Alguém sabe qual é o problema e como resolver de forma simples? Queria muito ficar usando o Endeavour como OS principal, mas algumas coisas como essa me incomodam um pouco (perdão se esse problema foi causado por erro meu)…

Usando um “sudo pacman -Syu”… Apesar disso, consegui atualizar a maioria dos pacotes.

Usando um “yay -Syu”

“yay -Syu”

Tiveram esses erros e não consegui atualizar nada utilizando o “yay -Syu”

Perdão, tenho pouca experiência utilizando sistemas Arch based…
Agradeço desde já

@Rodrigo_Chile tu que usa sistema baseado em Arch consegue ajudar aqui?

1 curtida

Tenta limpar o cache do pacman e do yay: sudo pacman -Sc && yay -Yc
Se não funcionar com “yay -Yc”, tente: yay -Sc
Se o EndeavourOS tiver o recurso de mudar o mirro, como no Manjaro: sudo pacman-mirrors -f5
Obs: NUNCA rode o yay como sudo…

1 curtida

Devo também remover repositórios não utilizados? Apareceu essa opção pra mim.

Devo prosseguir?

É uma boa…

Outra prática legal é remover os pacotes de build, no caso fazer o que o “apt autoremove” faria.
1- su
2- pacman -Qdtq | pacman -Rs -

Bom, fiz todos estes procedimentos e mesmo assim continuou aparecendo o mesmo erro apontando falha ao obter o arquivo “endeavouros.db” de mirror.alpix.eu… :confused:

Ah, o comando de mudar o mirror não funcionou

@Capezotte

Até onde eu sei, o Reflector trabalha apenas os mirrors do Arch, e seria necessário um procedimento manual para corrigir os mirrors do Endeavour. Eu não sei como o Endeavour arranja a configuração, precisaria que o @LX12 mandasse o arquivo /etc/pacman.conf para eu ter um ideia.

Aliás, parece que a configuração de rede como um todo está problemática aí, pois mesmo o site do AUR ora é encontrado, ora não é. Parece alguma instabilidade na conexão de rede.

Eu consigo acessar os sites que estão com erros de “Could not resolve host” (não foi possível resolver o domínio, ou seja, encontrar o servidor na rede), então parece que é algo aí.

1 curtida

Aqui

/etc/pacman.conf
#
# See the pacman.conf(5) manpage for option and repository directives

#
# GENERAL OPTIONS
#
[options]
# The following paths are commented out with their default values listed.
# If you wish to use different paths, uncomment and update the paths.
#RootDir     = /
#DBPath      = /var/lib/pacman/
#CacheDir    = /var/cache/pacman/pkg/
#LogFile     = /var/log/pacman.log
#GPGDir      = /etc/pacman.d/gnupg/
#HookDir     = /etc/pacman.d/hooks/
HoldPkg     = pacman glibc
#XferCommand = /usr/bin/curl -L -C - -f -o %o %u
#XferCommand = /usr/bin/wget --passive-ftp -c -O %o %u
#CleanMethod = KeepInstalled
#UseDelta    = 0.7
Architecture = auto

#IgnorePkg   =
#IgnorePkg   =
#IgnoreGroup =

#NoUpgrade   =
#NoExtract   =

# Misc options
#UseSyslog
Color
ILoveCandy
#NoProgressBar
#CheckSpace
VerbosePkgLists
DisableDownloadTimeout
ParallelDownloads = 10

# By default, pacman accepts packages signed by keys that its local keyring
# trusts (see pacman-key and its man page), as well as unsigned packages.
SigLevel    = Required DatabaseOptional
LocalFileSigLevel = Optional
#RemoteFileSigLevel = Required

# NOTE: You must run `pacman-key --init` before first using pacman; the local
# keyring can then be populated with the keys of all official Arch Linux
# packagers with `pacman-key --populate archlinux`.

#
# REPOSITORIES
#   - can be defined here or included from another file
#   - pacman will search repositories in the order defined here
#   - local/custom mirrors can be added here or in separate files
#   - repositories listed first will take precedence when packages
#     have identical names, regardless of version number
#   - URLs will have $repo replaced by the name of the current repo
#   - URLs will have $arch replaced by the name of the architecture
#
# Repository entries are of the format:
#       [repo-name]
#       Server = ServerName
#       Include = IncludePath
#
# The header [repo-name] is crucial - it must be present and
# uncommented to enable the repo.
#

# The testing repositories are disabled by default. To enable, uncomment the
# repo name header and Include lines. You can add preferred servers immediately
# after the header, and they will be used before the default mirrors.

#[testing]
#Include = /etc/pacman.d/mirrorlist

[core]
Include = /etc/pacman.d/mirrorlist

[extra]

#[community-testing]

[community]

# If you want to run 32 bit applications on your x86_64 system,
# enable the multilib repositories as required here.

#[multilib-testing]

[multilib]

[endeavouros]
SigLevel = PackageRequired
Include = /etc/pacman.d/endeavouros-mirrorlist

# An example of a custom package repository.  See the pacman manpage for
# tips on creating your own repositories.
#[custom]
#SigLevel = Optional TrustAll
#Server = file:///home/custompkgs

Abra esse arquivo e tente mover outro item para o o começo da lista (por exemplo, coloque Server = http://mirror.alpix.eu no final e deixe o segundo item como o primeiro).

Suspeito que não vai adiantar muito já que seu computador também está com problemas para acessar o AUR, e é difícil ele cair. Sugiro começar a investigar se há algum problema na rede (ou nos drivers de rede, ou no navegador, etc.).

1 curtida

Qual o “segundo item” que está se referindo?

É pra colocar o que pediu nessa parte abaixo?

Quis dizer nano /etc/pacman.d/endeavouros-mirrorlist (ou, vim, ou o quê você usar aí). Vai ter uma lista de linhas começando com Server = . A primeira vai ser Server = http://mirror.alpix.eu. Mova essa linha para o final e tente novamente, o pacman vai tentar baixar pacotes do EndeavourOS de outro lugar.

Bom, não sei se tem relação, mas eu também estava tentando alterar o swappiness aqui e não obtive sucesso… Tentei como fiz no PopOS, apenas adicionando no arquivo /etc/sysctl.conf a linha “vm.swappiness = 1”.

Inclusive, é normal esse arquivo estar vazio aqui no Endeavour? No Pop não estava, mas aqui está.

Vou tentar

Creio que não, isso não afeta o subsistema de rede.

Não faço ideia, estou te ajudando com base na minha experiência na base Arch (Arch e Artix, mais especificamente).

1 curtida

Eu pensei o mesmo, que há problemas com mirrors aí. Acho bastante provável que rodando o reflector resolva. Mas veja primeiro as soluções propostas pelo @Capezotte

1 curtida

O Reflector já foi indicado e parece não ajudar (assim como ele não ajuda quem usa Artix – ele requer que software específico esteja rodando no mesmo servidor do repositório…)

Alterei o que pediu e apareceram outros erros:

Sincronizando a base de dados de pacotes...
 core está atualizado
 extra está atualizado
 community está atualizado
 multilib está atualizado
 endeavouros                           23,3 KiB  21,1 KiB/s 00:01 [------------------------------------] 100%
erro: falha ao obter o arquivo "core.db" de america.mirror.pkgbuild.com : Resolving timed out after 10000 milliseconds
erro: falha ao obter o arquivo "extra.db" de america.mirror.pkgbuild.com : Resolving timed out after 10000 milliseconds
erro: falha ao obter o arquivo "community.db" de america.mirror.pkgbuild.com : Connection time-out
atenção: muitos erros de america.mirror.pkgbuild.com, ignorando o restante desta transação
erro: falha ao obter o arquivo "multilib.db" de america.mirror.pkgbuild.com : Connection time-out
erro: falha ao obter o arquivo "core.db" de mirror.hackingand.coffee : Resolving timed out after 10000 milliseconds
erro: falha ao obter o arquivo "extra.db" de mirror.hackingand.coffee : Could not resolve host: mirror.hackingand.coffee
atenção: muitos erros de mirror.hackingand.coffee, ignorando o restante desta transação
erro: falha ao obter o arquivo "community.db" de mirror.hackingand.coffee : Could not resolve host: mirror.hackingand.coffee
erro: falha ao obter o arquivo "multilib.db" de mirror.hackingand.coffee : Could not resolve host: mirror.hackingand.coffee
erro: falha ao obter o arquivo "extra.db" de tick-tack.mynetgear.com : Resolving timed out after 10000 milliseconds
erro: falha ao obter o arquivo "community.db" de tick-tack.mynetgear.com : Connection time-out
erro: falha ao obter o arquivo "multilib.db" de tick-tack.mynetgear.com : Connection time-out
atenção: muitos erros de tick-tack.mynetgear.com, ignorando o restante desta transação
:: Iniciando atualização completa do sistema...
resolvendo dependências...
procurando pacotes conflitantes...

Pacote (1)                   Versão antiga  Versão nova    Diferença  Tamanho do download

endeavouros/eos-bash-shared  1.10.22-1      1.10.23-1       0,00 MiB             0,04 MiB

Tamanho total download:   0,04 MiB
Tamanho total instalado:  0,08 MiB
Alteração no tamanho:     0,00 MiB

Acho que pode ser problema com mirrors mesmo

Faça o mesmo procedimento com /etc/pacman.d/mirrorlist, que são os mirrors oficiais do Arch. Pelo menos, mudar o mirror do Endeavour deu futuro, então talvez fazer o mesmo com os originais do Arch dê certo.

(Recomendo priorizar os mirrors .br, que estão nas universidades brasileiras).

1 curtida