Endeavour OS, sucessor do Antergos, ganha primeira versão Beta

Então o meu Endeavour veio sem o pacman,deve estar corrompido!!!

Uma pergunta: como vcs configura a data/hora no Endeavour? Já procurei a opção e não achei nada, troquei o ubuntu por ele, que está funcionando muito melhor que o ubuntu.

Aqui, no caso dele ficar UTC-3, está como UTC+3, agora são 7:35, mas no meu está 4:35, 3 horas atrasadas, alguém pode me dizer onde fica a opção de configurar a hora?

Sabe dizer quando sai a versão final?? O Antergos era a distro que eu mais queria usar, mas como morreu, acabei indo pro Manjaro :broken_heart:

A versão final somente com xfce saiu dia 15, depois verifico os links pois agora não estou em casa.

1 Curtida

Deve ser interessante essa distro…

Entendi… Obrigada!

Acabei de baixar a iso no torrent. Vou instalar a tarde prá ver se vai vir com o pacman.

Cara é estranho pois o pacman é um pacote base, sem ele quebraria tudo.

Edson,depois de instalar te falo.

Essa distro vem com Pacman, como todas as baseadas no Arch.
O que não vem é o Pamac.
Tem que instalar.

Link para download.

https://sourceforge.net/projects/endeavouros-repository/files/

Bom, consegui resolver o problema de hora errada no endeavour, mudei de UTC pra local time, agora tá tudo certo. Comparada com a versão beta, a versão estável foi bem polida, ainda falta uma coisinha aqui e ali, mas no geral, está ótima. Basicamente foi só instalar o sistema, atualizar e usar, pois tudo que precisei já veio junto com o SO, como por exemplo, medidores de temperatura, achei top, bastou acessar a opção novos itens na opção painel na barra de tarefas e o ícone estava lá, aliás, tem muita coisa boa na parte de itens.

Uma delas é o controlador de frequência de cpu, é muito top a versão que vem nesse xfce, cada núcleo da cpu vc pode controlar manualmente, achei show isso:

Estou gostando do endeavour, ele vem com muitas ferramentas nativas excelentes, além do sistema está bem fluido, até agora não vi nada de lag, travamentos ou algo do tipo, no ubuntu além do áudio, certas atividades dava umas travadinhas rápidas, tipo navegar entre as páginas do gerenciador de arquivos, abrir programas entre outros, isso não existe no endeavour, tudo tá fluido nele, desde sua instalação. Estou satisfeito, o mais bacana dele é que vem bem limpo, nada de bloatwares entupindo o SO, não aguentei o manjaro justamente por causa disso, pois mesmo a versão mínimal, ainda tem muito coisa inútil, no endeavour vem só o básico de cada DE, no caso do xfce veio apenas o pacote principal, eu acho, aparentemente não tá instalado o pacote goodies, mas não tenho certeza.

2 Curtidas

Tinha baixado o beta 2.0 a um tempo, hoje resolvi instalar na vm, e ja tem a versão stable. Foi até bom que deu para ver o quanto progrediram do beta para o stable.

Deram um show no Manjaro na parte de design, e olha que sou usuário do Manjaro, o sistema simplesmente não tem o que personalizar, tirando colocar a barra no top, esta muito bonito.

Ainda tem algumas coisas para ser polida, mas fico feliz por ter mais uma opção de qualidade baseado no Arch :yum:

2 Curtidas

Não consigo colocar no pendrive. Baixei 3 diferentes e sempre aparece que a iso pode estar corrompida…

Verifique a assinatura, qual programa você utiliza para gravar no pendrive?

Pessoal, como faço para thumbnails de vídeos com mais de 2gb aparecerem? Aqui, vídeos no thunar com até 2gb aparecem de boas, mas passou disso a thumbnail não aparece.

Vocês sabem como resolvo isso?

EDIT= Consegui resolver o problema das thumbnails, deixo aqui a solução que encontrei, para caso alguém tenha um problema parecido e precise de uma solução.

No caso, basta editar o arquivo tumbler.rc, que fica em /etc/xdg/tumbler, usei o nano para editá-lo, mas vc pode escolher o editor da sua escolha, mas precisa de permissão de super usuário, por isso preferi o nano.

No arquivo tumbler.rc, vc apenas precisa editar a opção MaxFileSize, que fica em Video Thumbnailers, altere o valor pra 0, também mude o valor MaxFileSize pra 0 nas opções ffmpegthumbnailer plugin e GStreamer plugin. Depois disso, delete todos os arquivos das pastas large e normal, que ficam em /home/seu usuario/.cache/thumbnails, reinicie e creio que estará funcionando normalmente, qualquer vídeo irá mostrar as miniaturas sem problemas.

1 Curtida

Bacana que está utilizando, caso queira dar uma forcinha para a distro aparecer no site Distrowatch dê uma recomendação, o intuito é chegar em 1000 votos.
https://distrowatch.com/dwres.php?resource=links#new

1 Curtida

Opa, irei fazer isso sim, agradeço pela informação, torço pra que o endeavour cresça ainda mais!

Eu uso o Etcher. Eu tentei verificar, mas não sei muito direito. Realmente pareciam que as informações não estavam batendo. Pra vc ter uma ideia, o torrent nem baixou porq estava acusando algum erro. Baixei uma ISO do OpenSUSE só pra testar o programa, e deu o mesmo erro, mas esse eu não tive tempo de verificar. Mas isso nunca aconteceu cmg, será alguma coisa no meu próprio notebook?

Pessoal, só agora que fui notar que o endeavour vem sem firewall instalado, ou eu que não sei onde procurar. Costumo usar o UFW, as vezes nem instalo o pacote GUFW, pois a instalação e configuração via terminal do UFW é tão simples que é o suficiente.

Mas esses dias ouvir falar do firewalld, que é usado no Fedora, vi que tem pro arch e a gui dele é muito mais completa que o GUFW, qual é o melhor? É fácil configurar o firewalld? Caso o firewalld seja melhor, vcs poderiam me explicar como configurá-lo corretamente.