Endeavour OS, sucessor do Antergos, ganha primeira versão Beta

https://sempreupdate.com.br/endeavour-os-sucessor-do-antergos-ganha-primeira-versao-beta/

3 curtidas

Boa notícia, já baixei a imagem ISO, daqui a pouco testo, pena que é com XFCE e não GNOME :frowning: vai me dar mais trabalho, mas está valendo.

1 curtida

Eu também baixei, qual a diferença do Antergos para o ArchLinux?

Pelo menos para mim nenhuma dependendo das opções que escolhe ao instalar, se não ativar o AUR vai ser um arch somente com algumas modificações da distro, como grub, temas e mais nada, é mais puro que o Manjaro.

1 curtida

Blz Xterminator. Eu gostava muito do Antergos,mas acabou e então veio o Endeavour…Ontem baixei e instalei,mas como sou meio leigo em Linux,principalmente Arch,não tenho a mínima idéia de como instalar programas!!! Tentei instalar o Pacman pelo terminal,não funcionou. será que a ISO pode tbm estar corrompida,ou deu algum bug?

Pera, a ISO veio sem Pacman? Com certaza é corrupção.

O pacman é o gerenciador de pacotes padrão, não há necessidade de instalar, os comandos básicos do pacman são estes abaixo (utilize o sudo antes do comando):

pacman -S pacote (instalar)
pacman -R pacote (remover)
pacman -Syy (sincronizar o banco de dados de pacotes)
pacman -Syyu (atualizar tudo)

A princípio é isto, caso tenha dúvidas é só perguntar, estou sempre por aqui.
O Endeavour traz o yay instalado por padrão, então caso queira instale o pamac.

yay -S pamac-aur (sem sudo ok, basta seguir as instruções)

Após isto você terá um adicionar e remover programas em modo gráfico.
PS: Sugiro que utilize os mirrors do brasil para os downloads serem mais rápidos.
https://www.archlinux.org/mirrorlist/
Não esqueça de descomentar os mirrors que vai utilizar.

3 curtidas

Então o meu Endeavour veio sem o pacman,deve estar corrompido!!!

Uma pergunta: como vcs configura a data/hora no Endeavour? Já procurei a opção e não achei nada, troquei o ubuntu por ele, que está funcionando muito melhor que o ubuntu.

Aqui, no caso dele ficar UTC-3, está como UTC+3, agora são 7:35, mas no meu está 4:35, 3 horas atrasadas, alguém pode me dizer onde fica a opção de configurar a hora?

Sabe dizer quando sai a versão final?? O Antergos era a distro que eu mais queria usar, mas como morreu, acabei indo pro Manjaro :broken_heart:

A versão final somente com xfce saiu dia 15, depois verifico os links pois agora não estou em casa.

1 curtida

Deve ser interessante essa distro…

Entendi… Obrigada!

Acabei de baixar a iso no torrent. Vou instalar a tarde prá ver se vai vir com o pacman.

Cara é estranho pois o pacman é um pacote base, sem ele quebraria tudo.

Edson,depois de instalar te falo.

Essa distro vem com Pacman, como todas as baseadas no Arch.
O que não vem é o Pamac.
Tem que instalar.

Link para download.

https://sourceforge.net/projects/endeavouros-repository/files/

Bom, consegui resolver o problema de hora errada no endeavour, mudei de UTC pra local time, agora tá tudo certo. Comparada com a versão beta, a versão estável foi bem polida, ainda falta uma coisinha aqui e ali, mas no geral, está ótima. Basicamente foi só instalar o sistema, atualizar e usar, pois tudo que precisei já veio junto com o SO, como por exemplo, medidores de temperatura, achei top, bastou acessar a opção novos itens na opção painel na barra de tarefas e o ícone estava lá, aliás, tem muita coisa boa na parte de itens.

Uma delas é o controlador de frequência de cpu, é muito top a versão que vem nesse xfce, cada núcleo da cpu vc pode controlar manualmente, achei show isso:

Estou gostando do endeavour, ele vem com muitas ferramentas nativas excelentes, além do sistema está bem fluido, até agora não vi nada de lag, travamentos ou algo do tipo, no ubuntu além do áudio, certas atividades dava umas travadinhas rápidas, tipo navegar entre as páginas do gerenciador de arquivos, abrir programas entre outros, isso não existe no endeavour, tudo tá fluido nele, desde sua instalação. Estou satisfeito, o mais bacana dele é que vem bem limpo, nada de bloatwares entupindo o SO, não aguentei o manjaro justamente por causa disso, pois mesmo a versão mínimal, ainda tem muito coisa inútil, no endeavour vem só o básico de cada DE, no caso do xfce veio apenas o pacote principal, eu acho, aparentemente não tá instalado o pacote goodies, mas não tenho certeza.

2 curtidas

Tinha baixado o beta 2.0 a um tempo, hoje resolvi instalar na vm, e ja tem a versão stable. Foi até bom que deu para ver o quanto progrediram do beta para o stable.

Deram um show no Manjaro na parte de design, e olha que sou usuário do Manjaro, o sistema simplesmente não tem o que personalizar, tirando colocar a barra no top, esta muito bonito.

Ainda tem algumas coisas para ser polida, mas fico feliz por ter mais uma opção de qualidade baseado no Arch :yum:

2 curtidas