End Kernel Panic - not syncing fatal exception in interrupt

Olá pessoal.

A algum tempo estou tentando instalar o Ubuntu 20.04 em Dual Boot com Windows 10, mas sempre que eu tento instalar o Linux tenho esse erro: End Kernel Panic - not syncing fatal exception in interrupt (Ou alguma variavel do End Kernel Panic). Ja tentei de tudo nao sei oq fazer.

Obs: O erro ocorre antes da tela de instalação do Ubuntu

Agradeço a ajuda de todos.

Quando é isso? Ao carregar o LiveCD, no primeiro boot ou na primeira atualização?

Ao carregar, antes mesmo da instalação

Chegou a passar a etapa de verificação dos arquivos?

Vc tentou fazer novo download e/ou verificou o checksum do iso?

Eu cheguei a baixar novamente a iso, inclusive de outras distros (KDE, MINT)

Qual o modelo do computador que vc está tentando instalar?

Se puder tirar uma foto da tela inteira com as mensagens de erro vai ajudar tbm.

Modelo da minha placa mae: Modelo_MB

Error:

Tenho esse erro instalando em modo Legacy e UEFI…

vc já tentou selecionar o “failsafe mode” ou algo do tipo, antes de dar boot definitivamente no ubuntu?
quando vc der boot no ubuntu, a tela vai ficar roxeada por um momento, vc pode apertar qualquer tecla que ele vai te dar alguns opções, algo bem parecido com isso:

Como bem lembrou o amigo acima, tente iniciar no “failsafe mode”.

Caso continue dando problemas, eu acho que se vc adicionar uma opção do kernel “noacpi” pode resolver o problema.

Aqui eu explico como fazer, mas em vez de remover o quiet e splash, vc deve apenas adicionar noacpi

Tentei adicionar o noacpi mas não funcionou, deu o mesmo erro

Estou ficando sem ideias sobre como resolver isso, acho que não tem muito o que mudar no sistema operacional. Está mais com jeito de configuração do sistema. Vou dar uma olhada no manual da sua placa mãe.

Pelo que vi, a placa tem IRQ compartilhada entre o slot M2, primeiro slot pci-e x1, e controlador AHCI do sata. Se vc tem ssd no slot M2, possivelmente vai precisar desabilitar o AHCI na BIOS (Não tem todas as telas no manual, não posso ajudar pra dizer onde está ou se tem essa opção). Se vc tem alguma placa instalada no primeiro slot pci-e (PCI_E_1_1) (página 1-1 do manual), tente mudar pro slot debaixo (PCI_E_1_2).

Outras opções que podem ajudar:

• Alguma placas mãe tem uma opção ACPI Mode onde dá pra escolher geralmetnn entre Windows ou Other OS. Tente mudar essa opção.
  • A BIOS está atualizada na última versão? Um upgrade pode resolver.
  • Foi feita muita alteração na BIOS? Talvez usar o Load optimal defaults desfaça alguma configuração que esteja causando incompatibilidade.
  • Atualizar a BIOS envolve alguns riscos, esteja ciente antes de realizar a operação! Recomendo também tirar uma foto da configuração de ventiladores que vc tenha feito, vai facilitar configurar novamente.

Tentei Kde Neon deu errado, o Ubuntu errado, mint errado, mx linux errado tbm…

Consegui instalar o Manjaro, pra mim ja serve :ok_hand:

1 curtida