Migrei para o Fedora KDE essa semana e me deparei com o mesmo problema que tive no Mint:
-
Meu teclado foi comprado da China, é padrão US e não tem AltGr
-
Eu quero usar a interface do sistema em inglês
-
O layout English (US, intl., with dead keys), quando o idioma do sistema está em inglês, faz o caractere “Ć” ao invés do “Ç” quando coloco acento agudo no “C”
No Mint (e no Ubuntu) tem muita gente dando diversas soluções, mas nenhuma delas se aplica ao Fedora KDE (pelo menos não deram certo no meu caso, ou deram parcialmente). Inclusive, tinha um user aqui sofrendo com o mesmo problema que eu.
Pois eu consegui achar uma solução simples e rápida, e queria compartilhar aqui para salvar outros novatos como eu.
-
Vá em System Settings > Keyboard e clique em Key Bindings, no canto superior direito
-
Ative a opção “Configure keyboard options” e busque por “Key to choose the 3rd Level”
-
Selecione a tecla que for mais conveniente para você. A minha foi Right Ctrl
Pronto! Aplique a mudança e está pronto o sorvetinho. Agora é só usar a tecla de atalho que você escolheu + , (vírgula). É ruim ter que internalizar um atalho novo? Sim, porém essa solução é definitiva e universal, diferente da maioria que eu encontrei.
Inclusive, caso fique curioso, veja o preview do layout para ver quais são os caracteres de 3° nível que vc tem acesso agora (esse °, inclusive, é um deles).
Abraços, espero ter ajudado!