Salve rapaziada!
Estou apanhando com alguns emuladores, se alguém poder me ajudar, agradeço!
PCSXR:
O emulador não consegue configurar 2 controles, sempre quando entrno nas configurações de controle ele aparece o nome de um dos controles como null. Quando ligo 1 controle apenas, consigo ver a configuração do controle null. Quando ligo 2 simultâneos, ele não abre as configurações de controle e o KDE me traz uma mensagem de “crash” por conta do emulador.
ePSXE
Não consigo mais executar o ePSXE pois ele não encontra o libcurl3. Se eu não estou enganado, o libcurl que vem com o Ubuntu 18.04+ é o libcurl4, qual se instalado traz uma mensagem de incompatibilidade: VERSIUON `CURL_OPENSSL_3' not found
O único emulador que consegui fazer funcionar foi o Mednafen, mas ele é extremamente básico em questão de configurações.
Eu sofri para tentar instalar o ePSXE no linux/ubuntu. Só que para fazer ele funcionar precisa do libcurl3 que gera conflito com o libcurl4 que já vem no sistema, ou seja, se quiser instalar vai ter que desinstalar o libcurl4, que no caso pode ser a dependência de algum outro pacote né.
A única solução que encontrei foi usar o RetroArch através do flatpak.
Para configurar o RetroArch use esse tutorial. Para configurar a bios especificamente. Foi a solução que encontrei.
Eu não sei da utilidade do libcurl4 no sistema, por isso não sei se é recomendado desinstalá-lo só para instalar o libcurl3.
Outro coisa, o seu joystick é genérico de ps2? Porque eu já tentei de tudo para fazer a esquerda e a direita do meu analógico Direito funcionar no retroarch e no ppsspp e eles não funcionam. Cima e baixo funciona de boas, agora a esquerda e direita do analógico direito nem reconhece.
@Vinicius Eu irei testar o RetroArch, vamos ver o comportamento dele.
No caso do controle, estou utilizando1 controle de PS3, reconhecimento sem menores problemas pelo Ubuntu 19.04 (inclusive consigo configurar ele no PCSXR, porém, apenas 1). O outro controle que estou tentando configurar é um genérico (iPega). Ambos funcionam no PCSXR, porém, se apenas 1 deles estiver conectado.
Eu tinha feito ele funcionar em uma instalação antiga do linux mint. Tava querendo muito jogar fui lá no synaptic e desinstalei o libecurl4 e instalei libecurl3 kkkkk. Agora não sei se é recomendado fazer isso. Pode ser que algum outro programa use o libecurl4. Mas eu tinha conseguido fazer rodar. Outra vez eu instalei o wine e rodei a versão do epsxe do windows com ele, só que eu não sei se o joystick vai funcionar.
@Jedi_Fonseca Rapaz, ele não encontra o libcurl3 no repositório oficial, apenas o libcurl4. Qual Distro você está utilizando? A minha é o Kubuntu 19.04.
➜ ~ sudo apt install libcurl3
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
Package libcurl3 is not available, but is referred to by another package.
This may mean that the package is missing, has been obsoleted, or
is only available from another source
However the following packages replace it:
libcurl4:i386 libcurl4
E: Package 'libcurl3' has no installation candidate
Eu tentei substituir o link do libcurl3 pelo libcurl4, mas mesmo assim, ele traz o erro de versão citado acima.
Ah então provavelmente o pacote foi removido na versão 19.04. To usando o KDE Neon que é baseado no Ubuntu 18.04. Ou seja, deve funcionar em qualquer distro baseada no Ubuntu 18.04.
Dá uma pesquisada no google sobre instalar o libcurl3 no 19.04 de alguma outra forma.
Agora estou no trabalho, mas quando chegar em casa vou dar uma pesquisada pra ver se encontro uma forma.