Emulador Gens não reconhece joystick

Saudações pessoal.

Sou novato aqui.

Tinha um notebook que havia sido descartado, então deixei em condições de ao menos ligar.
Consegui instalar o Lubuntu nele, para estudar e ir me habituando com o Linux.

O único ponto que faço questão, é de ter o emulador Gens (do Mega Drive) funcionando.

E tudo funcionou de primeira lá.

Semana passada consegui um notebook melhor para continuar os estudos: um Compaq Presario CQ43.

Agora como tenho mais hardware, instalei o Mint, na versão padrão.
Rodou liso, sem problemas.

O que me deixou curioso, é que o Gens instala no Mint, aparece o joytick usb, mas ele não reconhece o joystick nas configurações.

Para tirar a dúvida, instalei o Lubuntu no Compaq e… funciona.

Seria possível algum palpite do que o Lubuntu tem que o Mint não tem, para o Gens não reconhecer o joystic usb?

Obrigado.

Rapaz, bom dia. Eu gostaria muito de te ajudar, mas não posso. Não sei por onde começar a lidar com esse problema.

Pode ser que seja alguma imcompatibilidade do sistema com o aplicativo, ou realmente falta algo no Mint que o Lubuntu traz normalmente. Na minha mente era mais fácil o lubuntu dar problemas do que o Mint. Eu daria um sudo ubuntu-drivers autoinstall no Mint pra ver se ajuda em algo, mas eu duvido.

Eu nem dormi hoje, não consigo fazer um troubleshooting decente. Mas sugiro que tente abrir os emuladores pelo terminal em cada uma das distros e reparar no que está escrito. Se aparecer algo no Mint, já vai saber com o que pedir ajuda.

Espero que apareça alguém mais capacitado logo.