Emergency Mode no Ubuntu

Olá, estou usando um notebook antigo de servidor Umbrel graças ao vídeo do Diolinux, porém enfrento um problema chato.
Adicionei um HD externo e segui este tutorial Just step away from Big Tech - by Life On Bitcoin para poder usar o qbitorrent do Umbrel em HD externo, funcionou perfeitamente, só que se eu preciso reiniciar o servidor, ele entra no modo Emergency Mode graças a linha de comando /dev/your-drive-label /umbrelstorage exfat defaults,uid=1000,gid=1000 0 0
do tutorial, tenho que tirar o hd externo do USB para dar boot no Ubuntu e logo em seguida plugar novamente para tudo funcionar, alguém pode me ajudar de alguma forma que consiga fazer funcionar normalmente? Meu fstab está assim:

# / was on /dev/sda3 during installation
UUID=e005ae64-e20b-449f-9efd-fc81e999a563 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /boot/efi was on /dev/sda2 during installation
UUID=2F7C-7325  /boot/efi       vfat    umask=0077      0       1
/swapfile                                 none            swap    sw              0       0
/dev/sdb /umbrelstorage exfat defaults,uid=1000,gid=1000 0 0

se comento com #UUID=2F7C-7325 que é o HD externo, não faz diferença, entra em emergency mode, só quando comento o comando #/dev/sdb /umbrelstorage mas ai eu fico sem acesso ao arquivos

É recomendado usar o UUID em vez de /dev/sdb. Além disso é comum usar caminhos que terminem com números para se referir às partições no disco, assim:
/dev/sdb → se refere ao disco
/dev/sdb1 → se refere à partição 1 do disco

Claro que você pode ter criado o sistema de arquivos direto no disco /dev/sdb sem particioná-lo, e não há problema nisso. Só sugiro que verifique se isso está correto, pois talvez essa seja a causa do problema, isto é, no seu fstab você ter colocado /dev/sdb, mas a sua partição na verdade ser /dev/sdb1, por exemplo.

Faça o seguinte. Execute o comando ls -l /dev/disk/by-uuid. Este comando irá listar todas as partições com seus respectivos UUIDs. Identifique a partição que você precisa, copie o UUID e cole no FSTAB, ficando assim a linha:

UUID=F767-A619 /umbrelstorage exfat defaults,uid=1000,gid=1000 0 0

Obs.: Eu colei esse UUID aleatório (F767-A619) como exemplo, substitua-o pelo UUID correspondente encontrado com o comando acima.

Outra coisa:

Note que essa partição aí é o seu /boot/efi. Se você comentar essa linha vai dar problema mesmo na inicialização do sistema!

2 curtidas

Deu certo! Muito obrigado pela ajuda

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.