Elementary OS 7 traz foco nos Apps

O elementary OS é uma distribuição Linux baseada nos lançamentos LTS do Ubuntu, com uma interface gráfica própria, o Pantheon, baseado no GNOME. O Elementary OS 7 chegou hoje, trazendo uma melhor experiência na loja de aplicativos, apps em GTK 4 e um desempenho superior nas tarefas do sistema.

Atenção especial aos apps

Segundo a nota de lançamento do Elementary OS 7, para atender melhor ao principal propósito de um sistema operacional, que é dar suporte aos apps, os desenvolvedores deram uma atenção especial a diversos aspectos desse suporte.

Sendo assim, a apresentação das aplicações na loja foi aprimorada, o carrossel de capturas de tela agora ocupa todo o espaço horizontal, mostrando mais imagens de cada vez e cada uma pode ter sua própria legenda.

Além disso, agora há informações sobre as cinco últimas atualizações de cada programa e também apresenta vestígios sobre se o desenvolvedor ainda dá suporte ao app.

O sistema também não apresenta mais nenhuma caixa de alerta quando o usuário tenta instalar aplicações de outras lojas, apenas uma mensagem que não atrapalha o ritmo do trabalho

A interface Pantheon aderiu ao suporte a web Apps do GNOME 43, agora eles podem ser adicionados ao menu de aplicações, funcionam em segundo plano e possuem configurações de privacidade próprias.

Uma adição curiosa ao ElementaryOS é o app que permite que o usuário reporte problemas ao desenvolvedor de qualquer aplicativo instalado no sistema. O usuário escolhe o app em uma lista e depois, seleciona as opções que mais se encaixam em seu caso.

Para todos os dispositivos

O Elementary OS 7 tem a proposta de ser um único sistema para todos os dispositivos e por ora, pode não fazer isso com maestria, mas a maioria dos seus programas conseguem se adaptar bem em qualquer tamanho de tela, graças, em parte, a terem sido refeitos em GTK 4, o que também acabou ajudando a aumentar o desempenho deles.

Os desenvolvedores também trabalharam em gestos multitoque para navegar entre as aplicações em telas touch screen e corrigiram o bug que deixava o instalador do sistema desencaixado da tela e impossível de usar em algumas máquinas virtuais.

Aliás, o instalador está mais “enxuto”, com menos páginas, mas com mais informações sobre o que está sendo feito e mais opções de customização para o sistema.

A nova versão do sistema também está mais segura: dispositivos USB conectados quando o dispositivo estiver bloqueado não serão lidos. Os widgets agora possuem suporte aprimorado e carregam com a proporção desejada pelo desenvolvedor.

Baixe o elementary OS 7 através do site oficial e use agora mesmo! O que você achou desta nova versão?

Fonte

4 curtidas