Elementary OS 5.1.7, veja o que há de novo

Mesmo com o desenvolvimento da versão 6 nomeada de Odin a todo vapor, a equipe do Elementary OS trouxe mais uma atualização mensal para sua versão 5.1 Hera. Por ser baseado no Ubuntu 18.04, o Elementary OS Hera receberá atualizações de segurança do repositório do Ubuntu até abril de 2028, mas mesmo com o foco principal sendo sua versão 6, a equipe lançou várias atualizações para a versão 5.1 de seu sistema.

Nas configurações de teclado, foi adicionada uma nova visualização dos métodos de entrada que auxiliam os usuários do Ibus a configurar e gerenciar seus métodos de entrada. Esse recurso é bastante útil para quem digita em chinês, japonês, coreano além de outros caracteres e scripts.

Também foi adicionada uma atualização no Indicador de música do painel superior do sistema, essa atualização garante que seu reprodutor de música padrão seja mostrado mesmo quando não houver música tocando. Isso irá tornar mais fácil voltar a música que você estava ouvindo, mesmo que seu reprodutor de música favorito esteja fechado.

Graças ao trabalho da Canonical e do time de desenvolvedores do Ubuntu, o Elementary OS 5.1 recebeu a atualização que corrige a vulnerabilidade boothole, que foi corrigida no Ubuntu 20.04.1.

O Appcenter também recebeu atualizações e agora e consegue salvar a posição em que a janela estava salva e a restaura completamente, além de permitir que ao dar um clique no número de atualizações na Head Bar do Appcenter, o usuário seja redirecionado a pagina de atualizações.

Caso você esteja utilizando o Elementary OS 5.1.6, basta abrir a Appcenter e clicar em “atualizar tudo”. Em breve a ISO do Elementary OS 5.1.7 estará disponível no site do projeto.

O que você achou das novidades do sistema? Você utiliza o Elementary OS? Deixa pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

3 curtidas

Genial essa imagem :joy::joy::joy:

Tou ansioso pra versão 6, espero que não demore muito (menos que o Deepin já tá bom de mais)

2 curtidas

A gente tenta @Lee :joy: :joy:

2 curtidas

Eu tentei utilizar o Elementary a um tempo atrás, acho que foi na época onde o suporte ao Flathub era novidade, mas tive alguns problemas com programas de terceiros. Ao saber do lançamento da versão 5.1.7 e ao saber que o Elementary 6 está perto de ser lançado, acabei por instalar o sistema esperando que dessa vez seja o Elementary chegando para ficar e sinceramente, fiquei surpreso com o quanto eles conseguiram evoluir a plataforma em tão pouco tempo. Os problemas que tive em minha experiência passada não existem mais.

Hoje, estou trabalhando com o Elementary 5.1.7 e não tenho do que reclamar, na verdade, estou me sentindo incentivado a integrar a comunidade de desenvolvedores first party do AppCenter.

3 curtidas

Que bom que está gostando do sistema. Realmente, eles lançam várias novidades em muito pouco tempo, é algo que eu gosto até. É bom ver que usuários estejam colaborando com o projeto.

3 curtidas

Estou gostando da robustez que teve a partir da 5.1.6, ainda não atualizei. A ultima versão que usei que estava tão estável quanto foi a 0.2 kkkkk

Estou ansioso para ver o sistema de contas e o quão isso pode melhorar a experiência.

O que gostaria de ver no sistema seria eles fazerem atualizações da versão do kernel ou mesa driver sem esperar sair novas releases do sistema.

3 curtidas

Com a base do ubuntu 20.04 isso pode ser mais frequente, quando se trata de kernel não é algo tão simples quanto pensamos, e a equipe ainda está trabalhando no polimento e estabilidade do pantheon desktop, mas se isso for feito pela equipe, pode ser um grande acréscimo.

4 curtidas