Elementary OS 5.1.5 lançado, veja as novidades!

Esta semana, foi lançada uma nova versão do ElementaryOS Hera, veja algumas das alterações no sistema.

Na versão 5.1.5, os usuários não necessitam de colocar a senha para atualizar o sistema na loja de aplicativos, pois, segundo os desenvolvedores, como o administrador do sistema aprovou a instalação do software, não faz sentido que o usuário se autentique apenas para atualizações.Como pacotes Flatpak são instalados como aplicativos do usuário, a instalação e atualização deles não requerem permissão.

Outras melhorias na AppCenter, garantem mais confiabilidade na página inicial, armazenando resultados anteriores em cache, e retornando a eles se necessário. Também houveram aprimoramentos na confiabilidade do número apresentado no selo da Dock, ou seja, ele será mais fiel ao número de atualizações disponíveis.

Também houveram melhorias no Gerenciador de Arquivos, nessa atualização, ao copiar uma imagem e colar em outro aplicativo, ele copiará a imagem ao invés do caminho do arquivo sempre que possível, e os arquivos podem ser colados apenas com a pasta selecionada, sem ter que abri-lá para executar a ação.

A sobreposição de arquivos é mostrada na exibição de lista, sendo mais rápido obter informações sobre o arquivo sem ter que acessar o menu de propriedades. A tecla TAB pode ser usada para alternar entre resultados de pesquisa, ao invés de usar apenas as teclas de seta, e ao tentar abrir arquivos na lixeira, é exibida uma caixa de diálogo informando que o arquivo deve ser movido para outro lugar.

Outras pequenas correções foram: uma pequena área não editável na barra de endereço, um problema que impedia a exibição do tempo de modificação de arquivos, o tamanho das janelas lado a lado e as tags coloridas que desapareciam quando as thumbnails ficam escondidas.

Nas configurações de rede, o suporte para vários tipos de criptografia foi aprimorado; e o congelamento potencial do sistema ao alterar vários painéis foi corrigido. O desempenho do indicador de data e hora foi melhorado, e no calendário foram corrigidos vários problemas ao adicionar e remover eventos recorrentes mensais, e por último mas não menos importante, os ícones do sistema foram atualizados para usar cores consistentes da paleta Bublegum e Mint.

O que você acha do ElementaryOS? Deixe nos comentários!

Fonte: Blog do ElementaryOS

3 curtidas

Bom comecei no mundo Linux a menos de um mês e através do Elementary. Tirando os congelamentos esporádicos (que levam alguns poucos segundos) ou realmente gosto muito.

1 curtida

Nunca entendi esses congelamentos, acontecia d+ comigo kkkk

Uso elementary por padrão, e nessa versão os congelamentos reduziram demais, o sistema tá ficando ótimo, quero ver como vai ser a versão 6 hehehe

2 curtidas