Eh recomendado particionar o HD ou SSD desta forma e deixar como padrao?

Eh recomendado particionar o HD desta forma e deixar como padrao? sera que nao vai faltar espaco no /
Isso seria um bom padrao para deixar o /home separado? E tambem para quem nunca particionou um HD, pessoas iniciantes no linux, BSD…
Sao essas configs:

Como que fica os programas e jogos instalados, vai direto para o / ou vai para o /home os arquivos pesados dos jogos e programas?

/ = 6GB
Swap = 1GB
/home = Todo o restande de espaco disponivel

Todos os programas instalados ficam na partição raiz, 6GB não é suficiente, a maioria das distros utiliza por volta de 8-10GB, sem contar os programas que você mesmo instalar. Não é necessário ter uma partição home separada, pode ficar tudo na raiz, evita problemas futuros de falta de espaço.

sera que da para colocar um padrao e nao faltar espaco?Deixar o /home separado tem vantagems. Mas esse usar 2 HDs um para o /home

E 1GB se swap eh super recomendado?

Nunca utilizei os valores padrões, sempre fiz particionamento personalizado, não sei quais são os valores sugeridos. 1GB de swap também é pouco, pessoalmente defino o tamanho da swap com base em metade do tamanho da memória, se você planeja utilizar a hibernação é recomendável definir o swap do mesmo tamanho da memória.

Vale lembrar que o Ubuntu e derivados criam um arquivo swap de 2GB automaticamente, caso você não defina uma partição.

O que vc faz na swap eh um disperdicio de memoria. Imagina para quem tem um SSD de 120GB que eh o meu.

Eu tenho um SSD de 128GB e 8GB de RAM, utilizo uma partição EFI de 512MB, uma partição swap de 4GB e o restante na partição raiz.

No meu sistema, tenho um EFI de 512MB, / de 100GB e o resto do HD de 1TB para /home. Eu coloquei logo um valor absurdo para a raiz porque instalo muita coisa e não gosto de ficar limpado a /var/cache, mas sendo mais seletivo com o que instala/tendo mais diposição para limpar, dá pra ela ficar em torno de 25GB tranquilamente. 6GB, no entanto, mal cabe um sistema base.

Todas distros que instalei sempre formato e uso somente uma partição " / ", nunca tive problemas com nada, é instalar o sistema e só alegria, uso 100 GB para o Linux