Ola galera, não manjo muito de editores de vídeo, mas minha esposa ta precisando editar uns videos para umas plataformas que ela participa no qual o vídeo precisa ficar na vertical em tela cheia, no caso ser reproduzido com o Smartphone em pé ocupando toda a tela.
Existe algum programa que recorte o vídeo nesse formato?
Qualquer programa de edição de vídeo faz isso, o que você precisa é aprender sobre como cortar sem perder áreas importantes do vídeo, ou redimensionar pra resolução adequada, que geralmente é 9:16.
Se você quer uma recomendação leve, com bom desempenho e com os recursos necessários, pode usar o Olive, ele renderiza tudo pela GPU, dá pra processar altos efeitos sem fritar a máquina.
O problema de cortar assim, é se o vídeo for widescreen e tiver vários elementos se movimentando, você perde parte do conteúdo, editando você pode mover o vídeo pra seguir os objetos dentro da proporção.
não cheguei a baixar o Oliver, mas irei, consegui chegar no resultado que queria pelo KDEnlive.
Obrigado a todos, breve testarei o oliver para ver, mas caso eu precise, minha esposa vai fazer videos de 30 segundos no maximo, creio que não tera problemas para renderizar
O KDEnLive tem mais tutoriais e documentação na internet, mas comparado ao Olive, a diferença de desempenho é bem grande, justamente por conta da renderização por GPU, mesmo em vídeos pequenos, se você for usar efeitos, o preview do Olive é bem mais fluído.