Editor de Código Atom será aposentado em dezembro de 2022

Uma notícia que pode pegar um total de zero pessoas de surpresa, afinal, com o crescimento exponêncial do editor de códigos da Microsoft, muitas vezes (por ignorância ou falta de conhecimento) confundido com uma IDE, Visual Studio Code, a equipe do GitHub tomou a decisão de arquivar o projeto em dezembro deste ano.
• Por que o alarde de criar um tópico? Monopólio e abuso de poder da M$, e desta vez não é apenas um pinguano tiltado. Em junho deste ano, a Microsoft anunciou que deixaria de utilizar o omnisharp na extensão do VSCode e usaria uma solução proprietária: Reddit - Dive into anything
Adendo: a versão OSS, sem a “curadoria” da empresa norte americana já não estava aceitando extensões oficiais, bem como a do próprio C#, Java e Python. Um dos motivos de eu parar de usar o Solus foi justamente esse:
image
• Alternativas? A essa altura do campeonato, bem provável de apenas o JetBrains Fleet ser capaz de fazer uma boa briga e trazer opções mais maduras e concorrência. Claro, existe o NeoVim, KDevelop, Sublime e o BigBlue Fish, mas no final do dia acabam não sendo uma solução forte para quem busca uma ferramenta out of the box, com debugger e ferramentas mais avançadas.

5 curtidas

Vi essa reportagem.

1. Vamos aos fatos:
  1. Depois que o GitHub foi comprado pela Microsoft, e depois que o Vscode foi lançado
  2. A equipe original do Atom Editor está concentrada no Vscode por ter maior destaque e popularidade entre desenvolvedores.
  3. Quem gosta do Atom como não vai ter mais suporte, talvez a maior parte das pessoas migrem para o Vscode ou para Sublimetext de vez ou para qualquer outro editor sei lá nanon/vim/neovim etc.
  4. Uma coisa que esqueci de falar pessoal, que a equipe do Atom - parte da equipe de desenvolvimento original está lançando o Zend Editor que é escrito em rust e alguns acham que será “melhor” do que o editor Atom.
2. Opinião
  1. JetBrains - amo essa empresa. A ferramenta Fleet da JetBrains ao meu ver é o Sublimetext mais corporativo.
  2. Gosto da JetBrains pois fazem softwares bonitos visualmente com ótima experiencia de uso.
  3. Apesar de amar essa empresa as solução ao meu ver são caras, atualmente uso Vscode/Sublimetext ou o Visual Studio versão community da Microsoft. Ambos editores gratuitos.
  4. Quem não conhece, vale apena utilizar esses editores: Vscode/Sublimetext ou o Visual Studio versão community da Microsoft.
  5. Se a sua máquina é ruim ou não tem memória boa, indico o Sublimetext gasta menos memória ram.
  6. Se a sua máquina tem boas configurações nesse caso o melhor é o vscode ou Vs Studio community - é bem mais completo e mais bonito visualmente para utilizar do que o Sublimetext. (Se a máquina é boa, tanto faz utilizar o Sublimetext ou vscode ou vs studio community vai no gosto e na facilidade do editor de texto)
  7. Lembrando que tanto o Atom quanto o Vscode tem como base o electron que é basicamente sem entrar em maiores detalhes um navegador embutido “chrome”. Por isso, em testes de benchmarketing - gasta bastante ram e espaço caso você adicione muitos plugins desse editor de texto.
  8. Para quem não conhece, o electron é uma forma de criar softwares desktop através de tecnologias web como html/js/css. Isso é feito pois há uma renderização do html/js/css como se fosse um “navegador”. Se quiserem entender de forma simples, parece uma webview - porém com maiores camadas de abstração.

3. Referencias

Eu tenho direito a licença estudantil das IDE’s, mas o que me refiro quando citei o Fleet é se ele for gratuíto, afinal, um dos maiores pontos fortes do VSCode é justamente esse, fora o suporte para várias extensões, temas, etc.

O VSCode roda em máquinas fracas, afinal, apenas um editor de código com bomba, o Visual Studio que é uma pragra de pesado, mesmo na versão 2022 que, finalmente, virou x64. Falo isso pois preciso usar no estágio as vezes devido a stack da empresa usar apenas .Net 4.8 para desenvolvimento desktop. A maior parte do tempo passo no Rider que, além de multiplataforma, é bem mais organizado do que o VS para desenvolvimento ASP NET Core e otimizado a um nível que roda num HD 7200rpm sem dores de cabeça.

1 curtida

Foi o editor que usei por mais tempo, vi essa tendência chegando e mudei para vim/vscode dependendo do projeto.

1 curtida

Correção O nome do editor é Zed - esse editor de código Zed é a alternativa ao editor Atom. Como disse, falei errado, não é Zend Editor - é apenas Zed.