Uma notícia que pode pegar um total de zero pessoas de surpresa, afinal, com o crescimento exponêncial do editor de códigos da Microsoft, muitas vezes (por ignorância ou falta de conhecimento) confundido com uma IDE, Visual Studio Code, a equipe do GitHub tomou a decisão de arquivar o projeto em dezembro deste ano.
• Por que o alarde de criar um tópico? Monopólio e abuso de poder da M$, e desta vez não é apenas um pinguano tiltado. Em junho deste ano, a Microsoft anunciou que deixaria de utilizar o omnisharp na extensão do VSCode e usaria uma solução proprietária: Reddit - Dive into anything
Adendo: a versão OSS, sem a “curadoria” da empresa norte americana já não estava aceitando extensões oficiais, bem como a do próprio C#, Java e Python. Um dos motivos de eu parar de usar o Solus foi justamente esse:
• Alternativas? A essa altura do campeonato, bem provável de apenas o JetBrains Fleet ser capaz de fazer uma boa briga e trazer opções mais maduras e concorrência. Claro, existe o NeoVim, KDevelop, Sublime e o BigBlue Fish, mas no final do dia acabam não sendo uma solução forte para quem busca uma ferramenta out of the box, com debugger e ferramentas mais avançadas.
Vi essa reportagem.
1. Vamos aos fatos:
- Depois que o GitHub foi comprado pela Microsoft, e depois que o Vscode foi lançado
- A equipe original do Atom Editor está concentrada no Vscode por ter maior destaque e popularidade entre desenvolvedores.
- Quem gosta do Atom como não vai ter mais suporte, talvez a maior parte das pessoas migrem para o Vscode ou para Sublimetext de vez ou para qualquer outro editor sei lá nanon/vim/neovim etc.
- Uma coisa que esqueci de falar pessoal, que a equipe do Atom - parte da equipe de desenvolvimento original está lançando o Zend Editor que é escrito em rust e alguns acham que será “melhor” do que o editor Atom.
2. Opinião
- JetBrains - amo essa empresa. A ferramenta Fleet da JetBrains ao meu ver é o Sublimetext mais corporativo.
- Gosto da JetBrains pois fazem softwares bonitos visualmente com ótima experiencia de uso.
- Apesar de amar essa empresa as solução ao meu ver são caras, atualmente uso Vscode/Sublimetext ou o Visual Studio versão community da Microsoft. Ambos editores gratuitos.
- Quem não conhece, vale apena utilizar esses editores: Vscode/Sublimetext ou o Visual Studio versão community da Microsoft.
- Se a sua máquina é ruim ou não tem memória boa, indico o Sublimetext gasta menos memória ram.
- Se a sua máquina tem boas configurações nesse caso o melhor é o vscode ou Vs Studio community - é bem mais completo e mais bonito visualmente para utilizar do que o Sublimetext. (Se a máquina é boa, tanto faz utilizar o Sublimetext ou vscode ou vs studio community vai no gosto e na facilidade do editor de texto)
- Lembrando que tanto o Atom quanto o Vscode tem como base o electron que é basicamente sem entrar em maiores detalhes um navegador embutido “chrome”. Por isso, em testes de benchmarketing - gasta bastante ram e espaço caso você adicione muitos plugins desse editor de texto.
- Para quem não conhece, o electron é uma forma de criar softwares desktop através de tecnologias web como html/js/css. Isso é feito pois há uma renderização do html/js/css como se fosse um “navegador”. Se quiserem entender de forma simples, parece uma webview - porém com maiores camadas de abstração.
3. Referencias
Eu tenho direito a licença estudantil das IDE’s, mas o que me refiro quando citei o Fleet é se ele for gratuíto, afinal, um dos maiores pontos fortes do VSCode é justamente esse, fora o suporte para várias extensões, temas, etc.
O VSCode roda em máquinas fracas, afinal, apenas um editor de código com bomba, o Visual Studio que é uma pragra de pesado, mesmo na versão 2022 que, finalmente, virou x64. Falo isso pois preciso usar no estágio as vezes devido a stack da empresa usar apenas .Net 4.8 para desenvolvimento desktop. A maior parte do tempo passo no Rider que, além de multiplataforma, é bem mais organizado do que o VS para desenvolvimento ASP NET Core e otimizado a um nível que roda num HD 7200rpm sem dores de cabeça.
Foi o editor que usei por mais tempo, vi essa tendência chegando e mudei para vim/vscode dependendo do projeto.
Correção O nome do editor é Zed - esse editor de código Zed é a alternativa ao editor Atom. Como disse, falei errado, não é Zend Editor - é apenas Zed.