Editando as cores do editor Mousepad manualmente

Fala pessoal, tudo beleza? Todo mundo votou direitinho, sem avacalhar e com consciência? Espero que sim! hahahahahha

Hoje, mexendo na configuração do meu Mousepad, lembrei que não é muito comum ver essa informação pela internet. Alias, em português acho que nunca vi esse conteúdo.

Bom, como o título do tópico sugere, vou ensinar como editar as cores padrão de um tema do Mousepad. Você pode criar seu próprio tema, a extensão é .xml. Mas, como meu conhecimento em relação a isso é muito limitado, focarei apenas em editar um tema já existente.

Isso é simples e, para a modificação, precisaremos apenas de um editor de texto (mousepad, leafpad, nano, vim etc.) e acesso a pasta “/usr/share/gtksourceview-4/styles” (obs: já vi em algumas distros a pasta com o número 3 ao invés de 4, então fique de olho ai) como root, use o sudo ou o su, de acordo com a sua preferência.

Nessa pasta temos 7 temas padrão, que podem ser selecionados no menu do editor. O caminho é “editar/preferências/Esquema de cores”. Os temas são: classic, cobalt, kate, oblivion (meu preferido), solarized-dark, solarized-light e tango. Como podemos ver na imagem abaixo (veja que a imagem tem algumas informações e o resumo do que tem que ser feito. E também um erro de português. Quem achar ganha um prêmio!).

Escolhi o oblivion para editar. Feito isso abri o arquivo oblivion.xml e li atentamente para ver o que cada item correspondia. Meu objetivo era alterar apenas as cores do fundo (background), a cor da fonte (text), a cor do texto selecionado (selection) e da barra lateral que lista número de linhas (line-numbers).

Repare (na imagem abaixo) que na sessão “Global Settings” encontramos essas três informações. O que temos que fazer agora é a escolha de como vamos editar as cores.

Existem duas opções simples. A primeira é editar direto na linha que queremos, sem editar a palheta do cores, ou seja, será uma edição manual daquele item. Por exemplo, se quiser editar apenas a cor do cursor, vá na linha “name=cursor” e substitua a palavra “aluminium2” pelo código hexadecimal da cor que você deseja.

Se quiser editar de forma, digamos, “global” (que seria a segunda forma) você editar a cor na paleta do cores, na sessão “Tango Pallette” (veja a primeira imagem novamente) tem tem o nome das cores e o seu valor hexadecimal. Por exemplo, a última linha:

"<color name="white" 		value="#ffffff"/>"

Se você leu com atenção o arquivo, vai entender que é simples de editar. Na linha acima, temos duas opções que, na verdade são a mesma coisa. “white” e “#ffffff”, que são, respectivamente, o nome da cor e seu valor hexadecimal. Lembra que eu disse que dá para editar de duas formas? Para resumir, a primeira você editar apenas o valor hexadecimal na sessão “Tango Palette” (ou a do nome do tema que você está editando) e pronto. Porém, para ficar mais organizado, eu editaria tanto o nome da cor como o código hexadecimal. Tudo que contiver “white” no arquivo será alterado para a cor que você escolheu. Porém, eu acho essa forma meio confusa. Prefiro editar manualmente.

Editar manualmente deixa mais fácil de ver o que você alterou. Na segunda imagem, veja que alguns lugares contém o termo “alminium” e outros um valor hexadecimal. Os lugares que tem o hexadecimal foi os que eu alterei. E aluminium são informações do arquivo original que remetem a paleta de cores, que também pode ser vista na primeira imagem.

Depois de tanta falação, vamos a um print de como ficou meu Mousepad. Ah, eu uso ele sem a barra de menu, prefiro assim.

Talvez, lendo, você possa ficar um pouco na dúvida. Mas, na prática não é tão difícil de fazer as alterações. Basta ir mexendo e, rapidamente, você pega o jeito.

Enfim, se teve paciência de ler até aqui, valeu! Se encontro algum erro no texto ou nas informações, por favor avise que eu conserto ou faço a revisão.

2 Curtidas