Editando as cores do editor Mousepad manualmente

Fala pessoal, tudo beleza? Todo mundo votou direitinho, sem avacalhar e com consciência? Espero que sim! hahahahahha

Hoje, mexendo na configuração do meu Mousepad, lembrei que não é muito comum ver essa informação pela internet. Alias, em português acho que nunca vi esse conteúdo.

Bom, como o título do tópico sugere, vou ensinar como editar as cores padrão de um tema do Mousepad. Você pode criar seu próprio tema, a extensão é .xml. Mas, como meu conhecimento em relação a isso é muito limitado, focarei apenas em editar um tema já existente.

Isso é simples e, para a modificação, precisaremos apenas de um editor de texto (mousepad, leafpad, nano, vim etc.) e acesso a pasta “/usr/share/gtksourceview-4/styles” (obs: já vi em algumas distros a pasta com o número 3 ao invés de 4, então fique de olho ai) como root, use o sudo ou o su, de acordo com a sua preferência.

Nessa pasta temos 7 temas padrão, que podem ser selecionados no menu do editor. O caminho é “editar/preferências/Esquema de cores”. Os temas são: classic, cobalt, kate, oblivion (meu preferido), solarized-dark, solarized-light e tango. Como podemos ver na imagem abaixo (veja que a imagem tem algumas informações e o resumo do que tem que ser feito. E também um erro de português. Quem achar ganha um prêmio!).

Escolhi o oblivion para editar. Feito isso abri o arquivo oblivion.xml e li atentamente para ver o que cada item correspondia. Meu objetivo era alterar apenas as cores do fundo (background), a cor da fonte (text), a cor do texto selecionado (selection) e da barra lateral que lista número de linhas (line-numbers).

Repare (na imagem abaixo) que na sessão “Global Settings” encontramos essas três informações. O que temos que fazer agora é a escolha de como vamos editar as cores.

Existem duas opções simples. A primeira é editar direto na linha que queremos, sem editar a palheta do cores, ou seja, será uma edição manual daquele item. Por exemplo, se quiser editar apenas a cor do cursor, vá na linha “name=cursor” e substitua a palavra “aluminium2” pelo código hexadecimal da cor que você deseja.

Se quiser editar de forma, digamos, “global” (que seria a segunda forma) você editar a cor na paleta do cores, na sessão “Tango Pallette” (veja a primeira imagem novamente) tem tem o nome das cores e o seu valor hexadecimal. Por exemplo, a última linha:

"<color name="white" 		value="#ffffff"/>"

Se você leu com atenção o arquivo, vai entender que é simples de editar. Na linha acima, temos duas opções que, na verdade são a mesma coisa. “white” e “#ffffff”, que são, respectivamente, o nome da cor e seu valor hexadecimal. Lembra que eu disse que dá para editar de duas formas? Para resumir, a primeira você editar apenas o valor hexadecimal na sessão “Tango Palette” (ou a do nome do tema que você está editando) e pronto. Porém, para ficar mais organizado, eu editaria tanto o nome da cor como o código hexadecimal. Tudo que contiver “white” no arquivo será alterado para a cor que você escolheu. Porém, eu acho essa forma meio confusa. Prefiro editar manualmente.

Editar manualmente deixa mais fácil de ver o que você alterou. Na segunda imagem, veja que alguns lugares contém o termo “alminium” e outros um valor hexadecimal. Os lugares que tem o hexadecimal foi os que eu alterei. E aluminium são informações do arquivo original que remetem a paleta de cores, que também pode ser vista na primeira imagem.

Depois de tanta falação, vamos a um print de como ficou meu Mousepad. Ah, eu uso ele sem a barra de menu, prefiro assim.

Talvez, lendo, você possa ficar um pouco na dúvida. Mas, na prática não é tão difícil de fazer as alterações. Basta ir mexendo e, rapidamente, você pega o jeito.

Enfim, se teve paciência de ler até aqui, valeu! Se encontro algum erro no texto ou nas informações, por favor avise que eu conserto ou faço a revisão.

3 Curtidas

Excelente @Tuxraldo!
Agora ficou bem harmonioso aqui, tudo com o mesmo tom:

3 Curtidas

Boa! Ficou bonitão. Só falta abandonar o menu e usar os atalhos :crazy_face:

É bem fácil de editar, né? Se ler os arquivos de configuração dos temas, é facinho de saber o que é cada item. Já sabia como fazer isso um tempão, outro dia fuçando no meu i3, queria deixar tudo em um tom só, ai lembrei dessa forma de editar os temas e resolvi compartilhar com a galera daqui

:thinking:
Agora que reparei que não tirei, mas confesso que não uso mesmo, devo até achar estranho sem rs.

Pois é, o difícil é saber onde fica o arquivo, porque notei que na pasta ~/.config/Mousepad não tem o aquivo de configuração.

Obs: só acrescentando uma informação que esqueci de colocar no texto. Se você quiser, pode fazer uma cópia da pasta com os temas e, caso deseje restaurar ou copiar alguma coisa do tema original, basta usar esses arquivos que você fez backup.

Para copiar a pasta, existem duas formas, pelo terminal ou pelo gerenciador de arquivos.

Pelo terminal:

cp -r /usr/share/gtksourceview-3.0/styles/ ~/Downloads/

obs: como disse no texto, dependendo da sua distro, pode ser “gtksourceview-3.0” ou “gtksourceview-4.0”.

No lugar de “Downloads” basta adicionar o diretório desejado.

Pelo gerenciador de arquivos é só navegar até a pasta contendo os temas e usar o bom e velho ctrl + c e ctrl + v.

1 Curtida

Verdade. Quando fui tentar editar a primeira vez, a muitos anos atrás, a minha primeira tentativa foi na pasta “.config” também. Nem procurei saber o porque disso. Depois vou olhar lá no fórum do xfce, com certeza deve existir essa informação por lá.

Sabe como descobri isso? Queria mudar a cor do fundo, mas não sabia como fazer, já que nos menus só dava para alterar o tema inteiro. Abri o catfish e digitei o nome de um tema. Ai achei essa pasta contendo todos eles e descobri que dava para editar de boa. Como seu usuário tem permissão na pasta, é de boa de fazer um backup dos arquivos também. Até porque, quando descobri isso, ainda era muito “noob” no linux (e ainda sou) e não gostava de ficar mexendo em pastas que meu usuário comum não tinha permissão. Provavelmente, na época, eu acharia que eu poderia quebrar ou “estragar” alguma coisa no sistema. Como se editar a cor do tema fosse fazer alguma estrago no sistema kkkkkkkkkk mas eu pensava alguma coisa assim na época. Alias, isso faz parte do aprendizado, é bom pra ver que evolui um pouco.

1 Curtida