Edições audiovisuais no Linux

Quero saber do pessoal que trabalha na área a alguns anos, softwares que costumam utilizar para edição audiovisual e como foi a transição dos programas como o pacote Adobe, Sony Vegas.

ps: Deixei em negrito as duas palavras para dar um ênfase, quem tem sua remuneração dependente de um software tem uma visão totalmente diferente de quem utiliza por diversão ou de vez em quando.

Eu uso profissionalmente o Kdenlive para editar vídeos e o Audacity para tratamento e limpeza de áudios, me servem bastante bem - mas mantenho outras ferramentas proprietárias numa instalação Windows caso necessário. No entanto, na imensa maioria dos casos, consigo bons resultados com essas (não posso usar DaVinci Resolve por não ter GPU dedicada no lap aqui) - no Kdenlive consigo exportar (usando o plugin Intel-VAAPI) em full HD 1080p e ficam bons… sim, essas ferramentas precisam de mais recursos, assim como eu preciso dominá-las melhor, mas tenho sucesso no que me proponho a fazer (com algumas exceções, como conseguir melhores resultados em animações de títulos flutuantes, preciso aprender melhor como fazer isso).
Mas isso é basicamente para vídeos (e áudios) para uso em redes sociais e agregadores de conteúdo. Para uso mais profissional, programas como o citado DaVinci e o Reaper (ou o Ardour) podem sim ter resultados ainda melhores!

1 Curtida