Edição de Menus KDE sem permissão de escrita

Olá. Estou tentando editar um ícone do menu do KDE 6, habilitando a opção de iniciar o software com a GPU dedicada. Porém, toda a vez que vou salvar, aparece uma mensagem de erro, dizendo que não tenho permissão para fazer isso. Alguém pode me ajudar?

Estou usando fedora 40, com KDE. O edição é do ícone individual(clicar com botão direito, editar aplicativo), não do editor de Menus, pois lá não há a opção de habilitar a GPU dedicada.

Salve @JosiasWando :vulcan_salute:t2:
Você esta rodando este programa via CLI ou Interface gráfica?
Esse programa necessita de permissão sudo ou root para rodar?
Você está tentando troca esse icone com o usuário comum ou root?
Se pude manda um screenshot do erro fica melhor para saber qual é o erro.

Não estava rodando em terminal, e obviamente não estava rodando em sudo. Eram as próprias ferramentas do desktop. KDE no caso. Vale mencionar que o programa em si é um flatpak.

Se o programa é um flatpak ele não tem permissão para mexer nesse diretório por padrão.

Você precisa habilitar usando um flatpak chamado flatseal (ou então usando opções que supostamente existem no menu de configurações do kde, mas que eu nunca usei).

Estranho
Mas faz o seguinte, tenta roda esse flatpack pelo terminal usando o sudo flatpak run <Nome do App> para ver se consegue usá-lo com as permissões necessárias.

Se não consegui tenta baixar o app “Flatseal” que o @Luloso falou e ver se consegue achar a permissão que você precisa e ativa ela usando ele para ver ser consegue usar o programa com as permissões necessárias.

Depois fala se deu certo ou não.

Infelizmente o flatseal não configura o que desejo, pelo menos não de forma óbva. Entretanto, eu já resolvir o problema. No KDE:

• Fui na opção de editar menu

• Copiei e colei o executável do programa.

• Esse novo executável pertence a mim, logo eu tenho a permissão de escrita e pude fazer as modificações que desejo.

• Agora é reportar para a equipe do KDE ter a mesma opção de “executar em placa de vídeo dedicada.” Ou ajustar as permissões dos itens do menu dos flatpaks

Por causa disso, eu vou fechar esse tópico. Muito obrigado por terem tentado me ajudar.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.