Eclipse não sai do sistema e não aparece como instalado

Estava tentando instalar o eclipse, fui até o site, baixei o pacote, normal. Desempacotei, não sei para onde foram os pacotes, acredito que ficaram na home mesmo, e depois instalei usando a pasta eclipse_installer, normal tbm. Porém, tentando achar pelos arquivos já instalados no sistema usando o terminal, o eclipse não aparecia em nenhum lugar. Tentei apagar o eclipse, pois não sabia o que estava acontecendo, e nem onde estavam guardadas as dependencias. Dai exclui as pastas .eclipse da home, assim como a eclipse_workspace. Acabou que agora o eclipse ainda está na minha interface grafica, não sei se instalado, porém não tem foto, está apenas aparecendo o nome quando passo o mouse e ocupando aquela região. Clicando nele, não faz nada, apenas vai pra are de trabalho, nada acontece. Pesquisando eclipse no gerenciador de arquivos, aparece várias pastas, arquivos .jar e até alguns binarios, tudo do eclipse. já tentei usar sudo apt purge eclipse, mas como falei, o eclipse não aparecia como instalado em nenhum lugar.

Bom, se você quiser manter o Eclipse, já que falhou na instalação, vc pode tentar reinstalar. Se já tiver com o arquivo em Downloads, digite o seguinte comando:

tar xfz ~/Downloads/eclipse-inst-linux64.tar.gz
~/Downloads/eclipse-installer/eclipse-inst

Depois de instalar, para criar os atalhos, digite:

nano ~/.local/share/applications/eclipse.desktop

Copie e cole o seguinte:

[Desktop Entry]
Name=Eclipse Eclipse
Type=Application
Exec=/home/seunome/eclipse/java-2020-03/eclipse/eclipse
Terminal=false
Icon=/home/seunome/eclipse/java-2020-03/eclipse/icon.xpm
Comment=Eclipse Integrated Development Environment
NoDisplay=false
Categories=Development;IDE;
Name[en]=Eclipse

Depois torne o atalho executável com:

chmod +x ~/.local/share/applications/eclipse.desktop

Na vdd eu queria excluir tudo relacionado ao eclipse, pra depois tentar baixar do ubuntu software mesmo, porque não tenho mais o arquivo na pasta de Downloads nem nada.

Deve ter sobrado só o atalho, fica em .local/share/applications.

Valeu. Eu consegui excluir a maioria dos arquivos do Eclipse pesquisando eles no gerenciador de arquivos msm, só tava faltando esse pequeno atalho msm.

1 Curtida